menu
Paratleta tocantinense conquista medalha de prata nos Jogos Sulamericanos Escolares, no Paraguai

Paratleta tocantinense conquista medalha de prata nos Jogos Sulamericanos Escolares, no Paraguai

Paratleta tocantinense conquista medalha de prata nos Jogos Sulamericanos Escolares, no Paraguai

O esporte paralímpico entrou na vida do estudante Renan Fernandes há pouco mais de 10 meses. Neste período, o jovem de 15 anos já contabiliza vitórias expressivas no Brasil e no exterior. A mais recente foi a conquista da medalha de prata no arremesso de peso (atletismo adaptado) nos Jogos Sul-americanos Escolares 2022, realizado em Assunção (Paraguai), entre os dias 6 e 11 de dezembro.

Renan Fernandes, deficiente intelectual, é aluno do Colégio João D’Abreu, de Dianópolis. Foi na escola que ele conheceu o atletismo e desde então viu sua vida transformada pelo esporte paralímpico. Só neste ano, o estudante venceu a etapa estadual dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), em Palmas, conquistou a medalha de ouro, na série ouro do arremesso de peso, nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro (RJ) e ainda o ouro nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo (SP).                

“Estou muito agradecido a Deus, ao meu professor, à minha escola por me apoiarem e  ajudarem a realizar esse sonho de estar no Sul-americano.  A sensação de estar competindo fora do Brasil, representando o Tocantins  é muito emocionante. Estou muito feliz de levar essa medalha para o Tocantins”, revelou.

Nesta edição dos Jogos Sul-americanos Escolares, Renan Fernandes foi o único representante do Norte e Nordeste do Brasil. Ele é também o primeiro paratleta da cidade de Dianópolis a participar do evento esportivo internacional.

Quem descobriu o potencial do paratleta e é responsável por todo o treinamento do estudante, é o professor Rogério Borges dos Santos, que vibra a cada vitória do aluno. “Foi um aprendizado grandioso para o Renan participar de uma competição internacional representando a seleção brasileira. Conquistar a medalha de prata nos Jogos Sulamericanos Escolares representou também a coroação de um trabalho que começamos há 10 anos na escola e que vem rendendo conquistas para Dianópolis, para o Tocantins e para o Brasil”, relatou. 

Professor Rogério Borges e o paratleta Renan Fernandes comemoraram a medalha de prata na  competição internacional  - Arquivo Pessoal

Fonte: Governo TO

Facebook