Naturatins distribui mudas de ipê rosa em comemoração ao aniversário da APA do Lago de Palmas
Alunos, professores e servidores da Escola Estadual Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, receberam nessa quarta-feira, 19, mudas de ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus). A distribuição de 600 mudas fez parte da comemoração de aniversário de 23 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, celebrado no dia 20 de outubro.
Os três ipês rosas que deram origem às mudas entregues durante a ação foram plantados há sete anos, como parte do projeto Meu pé de Ipê, uma parceria da Escola Beira Rio com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da APA Lago de Palmas.
“As árvores foram plantadas no pátio da escola e vêm sendo cuidadas pelos alunos e professores desde então e, hoje, são árvores lindas e saudáveis, gerando sementes que foram transformadas em mudas e distribuídas para que o ciclo se repita”, explicou Abel Cardoso, gestor da APA. A entrega das mudas contou com a participação do diretor da escola, Emerson Nogueira de Carvalho.
O projeto Meu pé de Ipê tem papel importante no processo de arborização do distrito de Luzimangues. Por meio do projeto, mudas de árvores nativas do Cerrado são distribuídas gratuitamente à comunidade. “Além das mudas, nós também ensinamos como plantar e os cuidados necessários para que cresça e se torne uma árvore saudável”, esclareceu Abel Cardoso.
Para o gestor, parcerias assim são de suma importância, pois a missão da APA é proteger a biodiversidade da região e disciplinar o processo de urbanização, assegurando sustentabilidade do uso dos recursos naturais buscando conciliar a sociedade humana com a preservação do meio ambiente.
Meu pé de Ipê
O projeto Meu Pé de Ipê foi criado por professores da Escola Estadual Beira Rio, em parceria com a APA Lago de Palmas, para auxiliar o processo de socioambiental dos estudantes e no reflorestamento em diversos pontos, no distrito Luzimangues, de Porto Nacional. Por meio do projeto, mudas de plantas são doadas gratuitamente para que áreas de calçadas do distrito comecem a ser ocupadas com essas plantas. Entre as regras do projeto, está a proibição do corte futuro das árvores que foram doadas.
É exatamente no período mais seco do ano, quando a paisagem fica ressacada, que ocorre um dos eventos mais belos da natureza, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores: roxo, rosa, branco e amarelo.
Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes da planta irrompem de junho a setembro.
O projeto conta com a colaboração dos professores Dinomagno Santos, Euklecio Santos, Enam de Abreu, Italo Santana, Daniel pires, Edilson Santos e Salete Marinho.
APA Lago de Palmas
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Palmas foi criada pela Lei Nº 1.098 de 20 de outubro de 1999, compreendendo uma área de 50.370 hectares no município de Porto Nacional.
Administrada pelo Naturatins, essa unidade de conservação visa disciplinar a implantação de empreendimentos potencialmente poluidores e a urbanização de seu território.
O objetivo da APA do Lago de Palmas é proteger a fauna, a flora, o solo, a qualidade das águas, de forma a garantir o aproveitamento equilibrado sustentável e compatível com a conservação dos ecossistemas locais.
A missão da APA é proteger a biodiversidade e disciplinar o processo de urbanização, assegurando a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, buscando conciliar as atividades humanas com a preservação do meio ambiente.
Fonte: Governo TO
Facebook