Metrologia fiscaliza estabelecimentos comerciais na região norte do Tocantins
Com o objetivo de dar maior segurança aos consumidores em relação à qualidade dos produtos oferecidos pelo comércio tocantinense para as compras de Final de Ano, a Diretoria da Qualidade, da Agência Estadual de Metrologia do Tocantins (AEM-TO), realizou uma operação rotineira entre os dias 15 a 22, nos municípios da região Norte do Estado. A principal vistoria realizada pelo setor é conferir o Selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que está presente nos mais diversos itens, como brinquedos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, lâmpadas, material escolar e entre outros.
Durante a fiscalização, os agentes fiscais observaram se os produtos atendiam às normas do Inmetro, como a presença do selo de avaliação da conformidade e das informações do fabricante. O selo de avaliação da conformidade garante que as características e informações dos produtos sejam as mesmas de quando eles foram submetidos às análises laboratoriais do Inmetro. Produtos nacionais e importados devem trazer o selo gravado em seu corpo e também nas embalagens, assim como as informações do fabricante em língua portuguesa, escritas de forma legível e durável.
“O principal objetivo dessas ações rotineiras é garantir que todas as exigências do Inmetro, órgão ao qual a AEM é vinculada, estão sendo cumpridas, e assim garantir que o consumidor possa utilizar esses produtos de forma segura e sem riscos à sua saúde. É importante frisar que as exigências são as mesmas tanto para produtos nacionais como importados. A Agência trabalha para que esses produtos tenham total segurança ao chegar à casa das pessoas”, explicou a presidente do órgão, Grazielly de Oliveira.
Irregularidades
Caso o consumidor encontre algum produto irregular ou tiver dúvidas pode entrar em contato pelo site https://www.to.gov.br/aem no link “Ouvidoria”, ou pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp: (63) 3218-2076 que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Fonte: Governo TO
Facebook