menu
Governo do Tocantins destaca avanço da Agrotins 2022 para desenvolvimento do agronegócio tocantinense

Governo do Tocantins destaca avanço da Agrotins 2022 para desenvolvimento do agronegócio tocantinense

Governo do Tocantins destaca avanço da Agrotins 2022 para desenvolvimento do agronegócio tocantinense

Em 2022, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) voltou ao formato presencial, após três anos de pandemia da covid-19, e mais uma vez avançou na divulgação e difusão de tecnologias para produtores rurais e visitantes e na movimentação financeira, impulsionando o agronegócio tocantinense.

A feira ultrapassou a expectativa movimentando mais de R$ 2,8 bilhões em negócios. Um total de 200 mil visitantes passaram pelo Parque Agrotecnológico de Palmas. Cerca de 800 expositores de diversos segmentos também estiveram na feira comercializando seus produtos. A feira é realizada todos os anos, no mês de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

“Este ano de 2022, tivemos recorde de público, recorde de negociações em mais de R$ 2,8 bilhões em movimentações realizadas pelas empresas participantes do evento. Negociações essas que irão levar equipamentos mais eficientes para a lavoura. Os produtores levaram para suas regiões mais conhecimento para investir em suas produções alavancando ainda mais o agro no nosso Estado”, explicou o gestor da Seagro, Jaime Café.

Caravanas

Nos cinco dias de  realização da Agrotins, um total de 70 caravanas de todos os 139 municípios tocantinienses estiveram presentes envolvendo cerca de 3.382 agricultores familiares do Estado. Participaram também, pessoas de comunidades indígenas, alunos de escolas agrícolas  e beneficiários de títulos de terra do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

De acordo com o gerente de Associativismo e Cooperativismo da Seagro, Vinicius Aires Parente, a ação possibilitou aos agricultores familiares a oportunidade de conhecer as inovações tecnológicas para o campo, troca de experiências entre outros. "A feira, sendo um portal para difusão de tecnologia, apresenta conhecimento para o pequeno produtor por meio de palestras, mini cursos, apresentação de novas tecnologias que foram abordadas durante a Agrotins", enfatizou.

Fonte: Governo TO

Facebook