menu
Estudantes da rede estadual de ensino são premiados na primeira Jornada Aeroespacial do Tocantins

Estudantes da rede estadual de ensino são premiados na primeira Jornada Aeroespacial do Tocantins

Estudantes da rede estadual de ensino são premiados na primeira Jornada Aeroespacial do Tocantins

Os estudantes campeões da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) foram premiados nesta quinta-feira, 15. A iniciativa, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é voltada para os alunos da rede estadual de ensino e busca fomentar o protagonismo juvenil e novas formas de aprendizagem.

Durante dois dias do evento, os estudantes participaram de palestras sobre astrobiologia, de experiência de observação dos astros com telescópios e de competição do lançamento de foguetes, realizados no estacionamento do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. 

A jornada reuniu 48 estudantes de nove escolas  das Diretorias Regionais de Educação de Colinas, Arraias, Porto Nacional, Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Dianópolis, que  foram selecionados para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog – 2022), na etapa realizada nas unidades de ensino. 

Para a assessora de Currículo e Avaliação da área de ciências da natureza da Seduc, Arlete Gonçalves da Silva, a jornada aeroespacial foi instigante para todos os participantes. “Esta primeira edição foi muito importante, não apenas pela competição, mas também por possibilitar a integração e a troca de experiências entre os estudantes”.

Na perspectiva do professor de Biologia e Química, Robson Barreira Soares, do Colégio Estadual Doutor Abner Araújo Pacini, de Almas, a Jato é um marco para a iniciação científica dos estudantes. “Além da jornada validar o trabalho dos professores, o evento valoriza o empenho dos alunos que se envolveram e se dedicaram bastante para o sucesso dos experimentos. A interação  e o incentivo que o evento proporciona possibilitam o surgimento de futuros cientistas”, destacou.

O estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, Lucas Araújo Pereira, diz estar muito feliz. “Estou muito satisfeito, esta jornada foi sem dúvida o melhor evento e a experiência mais enriquecedora de toda a minha vida estudantil”.

Premiação

Os 48 alunos participantes da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) foram premiados com smartphones e, além disso, os três primeiros colocados receberam troféus pelo trabalho desenvolvido.

Premiados

  • lugar: Foguete com alcance de 258,60 metros de distância, equipe Ômega, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional.
  • 2º lugar: Foguete com alcance de 221 metros de distância, equipe do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis.
  • 3º lugar: Foguete com alcance de 206 metros de distância, equipe Beta, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional.

Equipe Ômega, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional, conquistou o primeiro lugar na Jato - Mari Rios/Governo Tocantins

Alunos do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, conquistaram o 2º lugar na competição - Mari Rios/Governo Tocantins

Equipe Beta, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional, ficou com o 3º lugar, no evento inédito no Tocantins - Mari Rios/Governo Tocantins

O estudante Lucas Araújo afirma que a Jato foi a experiência mais incrível de sua vida estudantil - Mari Rios/Governo Tocantins

O professor de Biologia e Química, Robson Barreira Soares, fala da importância do evento ao incentivar a realização de experimentos - Mari Rios/Governo Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook