menu
Comissão Intergestores Bipartite realiza última reunião ordinária de 2022

Comissão Intergestores Bipartite realiza última reunião ordinária de 2022

Comissão Intergestores Bipartite realiza última reunião ordinária de 2022

As conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, em 2022 e novas pactuações para serem implementadas no próximo ano, foram debatidas na 11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento ocorreu na quinta-feira, 8, no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas.

Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou dados relacionados às cirurgias eletivas realizadas em 2022 (mais de 9 mil até novembro), o Plano de Contingência Estadual de Monkeypox, Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção Materna Infantil (Rami) do Estado do Tocantins e o Plano Solicitação de Cooperação Financeira de Custeio no Teto MAC (Média e Alta Complexidade) feito pela Pasta, ao Ministério da Saúde.

“A ampliação que solicitamos se atendida, será usada para a realização de mais cirurgias eletivas, visto a necessidade da população que ainda espera em fila. Avançamos nesse setor como em diversos outros e queremos seguir melhorando a vida da população, que no Tocantins é 92% SUS dependente”, disse o titular da SES-TO, Afonso Piva, acrescentando que “hoje finalizamos as reuniões ordinárias da CIB, em 2022 e gostaria de destacar a importância que esta mesa de discussão tem para a saúde pública tocantinense. É aqui que firmamos as parcerias entre Estado e municípios, em prol de um SUS mais fortalecido”.

A parceria destacada pelo secretário também foi enfatizada pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Rondinelly Souza. “Aqui temos embates e discussões sempre de forma respeitosa, pensando na população que precisa da saúde pública. Na balança de 2022 o positivo pesa mais e isso mostra que a CIB tem relevância e feito a diferença na vida das pessoas”, destacou.

A secretária municipal de Araguaína, Ana Paula Abadia esteve no evento apresentando os projetos de Habilitação da Unidade de Acolhimento Adulto e de Ampliação de Frota do Samu 192 e também falou sobre as parcerias que tem dado certo. “Chegamos ao fim de mais um ano e gostaria de destacar a parceria com o Governo do Tocantins, que tem colaborado de forma significativa para a saúde pública de Araguaína. Temos um diálogo aberto e produtivo com o secretário Afonso”, destacou.

Pactuações

Na reunião foram pactuados Projetos Técnicos para Aquisições de Veículos de Transporte Sanitário Eletivo (com acessibilidade) para os municípios de Dois Irmãos  e Santa Maria do Tocantins e ainda o Plano Operativo Municipal de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei do Município de Palmas.

Secretário Afonso Piva destacou a parceria entre Estado e municípios - Saúde/Governo do Tocantins

Secretária de Saúde de Araguaína Ana Paula Abadia falou sobre a parceria com a Gestão Estadual - Saúde/Governo do Tocantins

Para o presidente do COSEMS, Rondinelly Souza o diálogo tem promovido avanços no SUS - Saúde/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook