menu
 Centro de Goiânia recebe mais de 100 mudas novas

 Centro de Goiânia recebe mais de 100 mudas novas

 Centro de Goiânia recebe mais de 100 mudas novas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), promoveu, nesta quinta-feira (5), a 4ª etapa do programa Rearboriza Goiânia. A iniciativa foi realizada na Rua 8, esquina com a Avenida Paranaíba, no Centro, e tem como objetivo revitalizar a arborização urbana, especialmente em áreas onde as árvores estão em fase final de ciclo de vida.

Como parte das ações, foram plantadas 137 mudas, sendo 86 na Rua 4, que possui 1,6 km de extensão, e 51 na Rua 8, com 865 metros. O programa também orienta moradores e comerciantes sobre os cuidados necessários para a preservação das árvores.

“Estamos realizando o plantio de espécies tanto nativas do Cerrado quanto exóticas, escolhidas após análise técnica para garantir que não causem transtornos à infraestrutura do local, como calçadas e fiações. Em locais com fiação, optamos por espécies de até quatro a cinco metros. Já onde não há fiação, utilizamos espécies de maior porte para melhor sombreamento”, explicou a bióloga e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro.

Goiânia já é reconhecida como “Tree Cities Of the World” ou “Cidade Árvore do Mundo”, que é um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day e como a Capital mais arborizada da América Latina. Diante disso, a ação do Rearboriza reforça o compromisso com a arborização dentro da cidade.

REARBORIZA

Em dezembro do ano passado, durante a 3ª edição do Rearboriza Goiânia, foi realizado o plantio de 170 mudas de árvores, sendo 110 na Avenida Araguaia, que possui dois quilômetros, e 60 mudas na Avenida Tocantins, que possui 800 metros. A 2ª etapa do Rearboriza aconteceu em junho de 2023 na Rua Quintino Bocaiúva no Setor Campinas. A via recebeu 150 mudas que foram cuidadas pela Amma e pela população em 3,78 quilômetros, rearborizando o bairro considerado o mais quente e menos arborizado de Goiânia por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em junho de 2021, a Amma realizou a primeira edição do Rearboriza Goiânia, com o projeto piloto na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), no Setor Sul, que se transformou, então, na via mais arborizada de Goiânia. A rua havia sido arborizada anos atrás, mas perdeu tal característica após a retirada de árvores, muitas das quais já doentes, e a expansão do comércio na região.

SUA REAÇÃO!

Comments

https://gazetadoestado.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook