menu
Agência de Metrologia Estadual orienta motoristas para redobrar cuidados com pneus no período chuvoso

Agência de Metrologia Estadual orienta motoristas para redobrar cuidados com pneus no período chuvoso

Agência de Metrologia Estadual orienta motoristas para redobrar cuidados com pneus no período chuvoso

Como a previsão do tempo para os próximos dias no Tocantins é de pancadas de chuvas, inclusive com alertas de tempestade, é importante que os motoristas estejam sempre atentos à manutenção dos veículos e, especialmente, à verificação da qualidade e da vida útil dos pneus.

Uma das vertentes de atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é a orientação à sociedade, visando prover segurança às relações de consumo. Assim, orienta que consumidores observem sempre os pneus e, também, o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

No caso da necessidade de substituição do produto, ao comprar o pneu novo, o consumidor deve sempre verificar se a mercadoria tem a presença da certificação do Inmetro, que fica na lateral do pneu, parte conhecida como flanco. O presidente da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, destaca que  é importante que o consumidor busque o Selo Inmetro ao comprar um pneu. "Ele é uma garantia que a mercadoria passou por testes e, nesse caso é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”.

Certificação pelo Inmetro

A equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia explica que os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Inmetro como obrigatoriedade, para isso, são mercadorias que passam por testes.

O pneu – seja novo ou reformado – é submetido aos ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, com testes de resistência. E, nos ensaios, o pneu não pode apresentar nenhum tipo de deformação.

Desde o ano de 2018, é obrigatório que todos os pneus vendidos no Brasil informem ao comprador como se comportam na água, se ajudam a economizar combustível e quanto barulho os pneus fazem ao rodar. Essa classificação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e é semelhante à que é usada para medir a eficiência energética de carros e eletrodomésticos.

Compra de pneus 

Para evitar problemas, o gestor da Agência de Metrologia, Anderson Luiz,  orienta que o consumidor deve sempre priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e que o consumidor deve sempre solicitar a nota fiscal da mercadoria. “Ela é também um documento para que o fabricante seja notificado em situações necessárias e é a garantia no caso de troca, de manutenção, dos direitos e das reclamações”, informa o presidente.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico [email protected]. ou no telefone 3218-2076.

Tipos de pneus

A AEM destaca os tipos de pneus para auxiliar o consumir consciente: pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem; pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo; pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu; pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída. 

Pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Inmetro como obrigatoriedade, - Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Técnicos da área de Qualidade acompanham a concessão de registro a uma empresa reformadora de pneus - Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma, sem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem - Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook