Tocantins

Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação para auxiliar produtor no acesso ao crédito rural

Publicado

em


Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação para auxiliar produtor no acesso ao crédito rural

07/05/2021 – Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

Com a finalidade de nivelar os conhecimentos, bem como a atuação técnica na elaboração de propostas de financiamentos rurais, principalmente as que são voltadas para a agricultura familiar, do Ruraltins e do Banco do Brasil iniciaram nesta semana, 6 e 7 de maio, em Paraíso do Tocantins, a capacitação de extensionistas rurais para atuarem como correspondente Bancário (Coban/BB) nos processos de concessão de crédito rural para os produtores do Estado.

Em virtude da pandemia, a participação técnica ocorre com número reduzido de servidores, respeitando o distanciamento, o uso de equipamentos de proteção, com máscara e álcool gel, e também a aferição de temperatura.

A estratégia, segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, é capacitar os técnicos, que serão multiplicadores em sua unidade. “Essas capacitações estão sendo feitas em todas as regionais para nivelar as informações, sanar dúvidas e consequentemente abrir novos caminhos para o produtor rural investir na sua atividade. O treinamento já ocorreu nas regionais de Gurupi, Taguatinga, Porto Nacional, e as próximas a receberem serão Miracema, Araguaína e Araguatins”, explicou.

Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, a ação chega para facilitar a vida do produtor rural quanto à aprovação do crédito rural. “Todos os documentos e trâmites envolvendo a contratação dos recursos serão realizados nos escritórios do Ruraltins, isso vai agilizar a liberação do dinheiro ao produtor rural, pois ao banco caberá apenas a análise do processo. Esse é o compromisso do Governo do Tocantins, apoiar e dar condições de melhorias e crescimento ao homem do campo”, avalia.

O engenheiro agrônomo do Escritório Local de Dois Irmãos, José Carlos Botelho Martins, frisou que a capacitação está sendo muito proveitosa e de grande relevância para os técnicos. “É a primeira vez que recebo a capacitação para atuar como agente do Banco do Brasil,  e é uma das coisas que a gente tinha interesse para melhor atender as demandas do produtor rural do Estado”, destacou.

O Banco do Brasil disponibilizou R$ 3 milhões em investimentos na safra 2021/22, pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), para investimento e custeio, e Plano ABC. Esses dois últimos sem limites de recursos.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Bombeiros goianos vão auxiliar nos resgates às vítimas em Petrópolis, RJ
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA