Cidades

Bombeiros goianos vão auxiliar nos resgates às vítimas em Petrópolis, RJ

Publicado

em


As equipes são compostas por quatro militares goianos, da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis e três cães farejadores. Para a ação, serão deslocados também uma viatura e o avião do CBMGO (Foto: SSP-GO)

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) envia, nesta sexta-feira (18), três equipes com cães farejadores que darão suporte às operações de resgate em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O município tem sido assolado por fortes chuvas, que já deixaram ao menos 134 pessoas desaparecidas. A missão foi autorizada pelo chefe do executivo estadual, Ronaldo Caiado; pelo secretário de segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda e o comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

As equipes são compostas por quatro militares goianos, da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis e três cães farejadores. Para a ação, serão deslocados uma viatura e o avião do CBMGO. O trabalho de resgate será concentrado, neste momento, na região do Morro da Oficina, onde pelo menos 40 casas foram soterradas após forte chuva que atingiu a cidade. A previsão é de que as buscas sejam iniciadas ainda nesta sexta-feira.

“Estamos programando o deslocamento, possivelmente, de avião. Ainda não temos confirmação pelas condições de voo, por conta do tempo. Mas uma guarnição já vai deslocar por terra e nós estamos aguardando apenas o OK do serviço aéreo para embarcar dois binômios (dois bombeiros e os respectivos cães), para já irem deslocando o mais rápido possível”, informou o Capitão Higor Mendonça, Comandante da 2ª CIBM.

READ  Prefeitura de Goiânia entrega 443 cartões do Renda Família + Mulher, na Região Oeste

Os cães enviados para a missão já participaram de outras operações semelhantes. “Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho (MG) em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”, reforçou o Capitão do CBMGO.

Além do auxílio às buscas na tragédia em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás já atuou em diversas outras situações de desastres, em apoio a outras unidades da federação. A mais recente, a Operação SOS Bahia, realizada em dezembro de 2021. Na ocasião, oito militares da corporação atuaram no estado, que foi assolado por enchentes e alagamentos, que deixaram mais de 70 municípios em situação de emergência.

O governador elogiou o empenho dos militares que, segundo ele, dão grande exemplo para o Brasil. “Tenho muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”, afirmou. Já o titular da SSP-GO destacou o espírito solidário dos bombeiros goianos. “Não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar. São profissionais da mais alta envergadura”, ressaltou.

READ  Comitiva da GoiásFomento visita a Fomento Paraná

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA