Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação para auxiliar produtor no acesso ao crédito rural

Publicado

em


Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação para auxiliar produtor no acesso ao crédito rural

07/05/2021 – Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

Com a finalidade de nivelar os conhecimentos, bem como a atuação técnica na elaboração de propostas de financiamentos rurais, principalmente as que são voltadas para a agricultura familiar, do Ruraltins e do Banco do Brasil iniciaram nesta semana, 6 e 7 de maio, em Paraíso do Tocantins, a capacitação de extensionistas rurais para atuarem como correspondente Bancário (Coban/BB) nos processos de concessão de crédito rural para os produtores do Estado.

Em virtude da pandemia, a participação técnica ocorre com número reduzido de servidores, respeitando o distanciamento, o uso de equipamentos de proteção, com máscara e álcool gel, e também a aferição de temperatura.

A estratégia, segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, é capacitar os técnicos, que serão multiplicadores em sua unidade. “Essas capacitações estão sendo feitas em todas as regionais para nivelar as informações, sanar dúvidas e consequentemente abrir novos caminhos para o produtor rural investir na sua atividade. O treinamento já ocorreu nas regionais de Gurupi, Taguatinga, Porto Nacional, e as próximas a receberem serão Miracema, Araguaína e Araguatins”, explicou.

Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, a ação chega para facilitar a vida do produtor rural quanto à aprovação do crédito rural. “Todos os documentos e trâmites envolvendo a contratação dos recursos serão realizados nos escritórios do Ruraltins, isso vai agilizar a liberação do dinheiro ao produtor rural, pois ao banco caberá apenas a análise do processo. Esse é o compromisso do Governo do Tocantins, apoiar e dar condições de melhorias e crescimento ao homem do campo”, avalia.

O engenheiro agrônomo do Escritório Local de Dois Irmãos, José Carlos Botelho Martins, frisou que a capacitação está sendo muito proveitosa e de grande relevância para os técnicos. “É a primeira vez que recebo a capacitação para atuar como agente do Banco do Brasil,  e é uma das coisas que a gente tinha interesse para melhor atender as demandas do produtor rural do Estado”, destacou.

O Banco do Brasil disponibilizou R$ 3 milhões em investimentos na safra 2021/22, pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), para investimento e custeio, e Plano ABC. Esses dois últimos sem limites de recursos.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA