Política

Exposição “Águas do Cerrado” fica à mostra no saguão do Palácio Maguito Vilela até o final do mês de setembro

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás inaugurou na tarde da quinta-feira, 1°, no saguão do Palácio Maguito Vilela, a exposição “Águas do Cerrado”, do fotógrafo André Monteiro, que celebra o bioma conhecido como o “Berço das Águas”. O projeto faz parte da iniciativa Alego Mostra Arte, de incentivo e fomento à cultura e as artes.

O projeto Águas do Cerrado celebra nosso bioma, único presente nas cinco regiões do País e que abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas do Brasil. É sobre esse território de grande importância para o abastecimento de água que nasce o ensaio fotográfico de André Monteiro.

Segundo o fotógrafo, o objetivo do Projeto Cerrado é preservar a memória de sua fauna, sua flora, sua paisagem e seus habitantes, através da produção de livros sobre o bioma, mostrando com imagens, entrevistas, relatos e experiências vividas e contadas, pedaços do cerrado e sua história, através de seus personagens, seus narradores e sua integração com a paisagem, com o propósito de fazer com que sejam conhecidos, compartilhados e divulgados.

“Preservar a memória do Cerrado, em defesa da natureza e das pessoas que nele vivem e dele dependem, é o mínimo que podemos fazer por esse lugar de antigos ermos e grandes espaços, onde céu e terra se tocam em plena harmonia em um horizonte que parece estar sempre ao alcance das mãos”, afirma André.

READ  Ex-atriz mirim fala da exposição na juventude: "Queriam saber se era virgem"

O fotógrafo

André Monteiro é fotógrafo com formação em Professional Photography pelo NYIP (New York Institute of Photography), graduado em Engenharia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Geoprocessamento Aplicado ao Sensoriamento Remoto por Imagens pela Universidade Federal de Goiás.

Com seu trabalho focado no domínio do Cerrado, é autor dos livros “Memórias: boiadeiros do Cerrado”, “Parque das Emas, no coração do Cerrado”, “Notas do Isolamento, quase diário de uma epidemia” e “Águas de um Cerrado particular”.

Além disso, desenvolve projetos para publicações sobre Ecossistemas do Centro-Oeste e realiza oficinas em instituições nacionais e internacionais e em expedições fotográficas e parques nacionais, estaduais e reservas naturais em Goiás, Mato Grosso e Tocantins. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA