Geral

Estudo reforça efetividade e necessidade da vacinação contra Covid-19 em crianças

Publicado

em

Um estudo realizado pelo Projeto VigiVac da Fiocruz, que visa avaliar a efetividade das vacinas contra a Covid-19, revelou que a doença foi a principal causa de morte por doença imunoprevenível em menores de 19 anos entre agosto de 2021 e julho de 2022. A taxa de mortalidade foi particularmente elevada entre menores de 1 ano (4,3 mortes por 100 mil habitantes) e crianças de 1 a 4 anos (0,6 por 100 mil).

 

Apesar do cenário alarmante, a cobertura vacinal ainda é insuficiente, especialmente na faixa etária de 3 a 4 anos, onde menos de 25% receberam duas doses da vacina contra a Covid-19.

 

A Nota Técnica do VigiVac ressalta a efetividade das vacinas CoronaVac e Pfizer nessa faixa etária, com valores próximos a 90% contra infecção e, principalmente, contra hospitalização por Covid-19. Os eventos adversos foram mínimos, com a CoronaVac apresentando 5% de eventos leves e a Pfizer, eventos adversos graves sendo raramente relatados.

 

Além da proteção contra formas graves da doença, as vacinas também reduzem significativamente o risco de desenvolvimento de Covid Longa, uma condição em que a pessoa permanece com sintomas após a fase aguda da doença, o que ocorre em até 30% dos casos. A vacinação completa, incluindo as doses de reforço, é crucial, pois a resposta imune protetora pode decair ao longo do tempo.

 

Com informações da Agência Fiocruz

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile