Cidades

Estado tem 36 órgãos com nota máxima em transparência

Publicado

em

Dentro das ações da Semana Internacional de Combate à Corrupção, o Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), premiou, nesta quinta-feira (08/12), 36 órgãos ligados ao Poder Executivo estadual que tiveram destaque no Ranking da Transparência do Goiás Mais Transparente, programa coordenado pela instituição.

A solenidade de entrega dos troféus aos órgãos foi realizada na sede da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), em Goiânia. Além da premiação, a CGE apresentou ainda o novo Portal da Transparência do governo estadual e lançou o Portal de Dados Abertos do Estado.

“Nosso líder, o governador Ronaldo Caiado, é quem está à frente de tudo isso. Está sempre atento à necessidade de aprofundamento na transparência pública, principalmente no trato com o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos”, destacou o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.

Representante da instituição anfitriã do evento, a coordenadora de Projetos Institucionais do MP, promotora de Justiça Sandra Mara Garbelini, apontou a transparência como “primeira ferramenta de combate à corrupção”.

“Estamos galgando cada vez mais essa luta em um processo evolutivo, com viés não punitivo, mas corretivo. Esse espírito está no Brasil todo e permeando as nossas leis”, disse a promotora, que puxou aplausos ainda para a iniciativa do Portal de Dados Abertos. “É motivo de muita alegria para nós do MP ter o governador assinando isso. Merece palmas. É uma demanda antiga, mas de grande valia, como um instrumento importante para nós. Nos orgulha esse dia de enaltecimento da transparência”, completou.

READ  Governo de Goiás e OVG inauguram Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade

Titular da pasta responsável por parte da gestão dos dados, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, falou sobre a necessidade de organização de informações para melhor aproveitamento da população. “Elas estavam lá, de alguma forma, só que agora estão organizadas. Vai facilitar para que as pessoas tenham acesso. A ideia, ao fim de tudo, correlacionando dados, é que possamos impedir que alguns erros de gestão aconteçam”, salientou.

Premiados
Ao todo, foram premiados por atingirem a nota máxima no quesito transparência pública 29 órgãos da Administração Direta do Governo de Goiás (ABC, AGR, Agrodefesa, Casa Civil, CGE, Corpo de Bombeiros Militar, DGAP, DGPC, Economia, Emater, Fapeg, Goinfra, GoiásPrev, Ipasgo, Juceg, PGE, Polícia Militar, Sead, Seapa, Secom, Sedi, Segov, Semad, SES, SGG, SIC, SSP, UEG e Vice-Governadoria) e sete da Administração Indireta (Agehab, Saneago, CelgPar, Goiás Telecom, GoiásFomento, Goiás Gás e Goiás Parcerias).

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Joaquim Alves de Castro Neto, levou ao evento o que chamou de “gesto de reconhecimento” do órgão pelas ações da atual gestão do Executivo estadual. “Principalmente, pelo respeito ao dinheiro público que o governador Ronaldo Caiado tem. É um cumpridor da legislação. Digo isso, por exemplo, em relação ao duodécimo dos órgãos independentes e dos demais Poderes. Todo dia 20, ele é passado integralmente, sem nenhuma burocracia. Isso é cumprir a lei. Dá tranquilidade para que possamos planejar as nossas ações”, enfatizou o gestor.

READ  Goiânia recebe última etapa do GP de Fórmula 200, nesta sexta-feira (16/12) e sábado (17/12)

Foto: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA