Cidades

Emater realiza curso de processamento de leite em assentamento

Publicado

em


Famílias rurais do Projeto de Assentamento (PA) Mosquito, localizado no município de Goiás, receberam nesta quinta (26) e sexta-feira (27), o Curso de Processamento de Derivados do Leite. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a formação teve como objetivo compartilhar com os produtores e produtoras os diferentes tipos de processamento do leite e o aprendizado acerca de métodos de armazenamento e comercialização.

A ação buscou também viabilizar às famílias do assentamento novas fontes de renda. Os produtores agora podem comercializar os produtos que serão fabricados a partir dos conhecimentos adquiridos com o curso. Itens como queijos, doces e bebidas poderão ser vendidos em feiras, aumentando assim o lucro das famílias, é o que diz o produtor Vanderson Rosa Silva, vice-presidente do PA Mosquito e um dos participantes do curso.

“Aqui no assentamento, nós dependemos de um atravessador para vender os nossos produtos, mas agora com esse curso adquirimos mais conhecimento e podemos vender sem um intermediário. Usaremos a produção para o consumo próprio e também para a comercialização. Essa qualificação nos abriu novas possibilidades, foi bem produtivo”, conclui.

READ  Telemedicina monitora grávidas e puérperas com covid-19

O PA Mosquito foi o primeiro a ser criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado de Goiás e conta com mais de 40 famílias. A capacitação realizada pela Emater teve a participação de 11 delas. O supervisor técnico da Agência e um dos coordenadores do curso, Benício Emmanuel, destaca a importância do curso, que, de acordo com ele, traz benefícios para toda a comunidade, promovendo o aumento da produção e consequentemente a elevação da renda dos produtores.

Ainda segundo ele, a formação vai agregar bastante valor ao leite produzido. “O assentamento fica um pouco distante da cidade, por isso é muito importante levar esse conhecimento às famílias para que a produção seja otimizada ao máximo, possibilitando assim o aumento do faturamento e permitindo maior liberdade aos produtores de comercializar os seus produtos”, diz.

As atividades com foco na parte prática tiveram como instrutora a extensionista da Emater, Janete Alves Soares, que relata sobre a necessidade de ações como essa. “É de grande importância poder ministrar o curso no assentamento, pois vai de encontro com a necessidade dos produtores. Eu tenho certeza que para os participantes foi de uma riqueza muito grande, principalmente pela carga de aprendizado, que será agregada aos seus produtos”, ressalta.  

READ  Estação chuvosa demanda destinação correta das águas pluviais

Fonte: Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA