Política

Em sessão proposta por Antônio Gomide, Alego homenageou estudantes com Certificado do Mérito Legislativo

Publicado

em

 A noite dessa segunda-feira, 6, foi de homenagens a estudantes goianos, oriundos de instituições de ensino médio e superior de Goiás. Para marcar o momento e em reconhecimento ao esforço em prol da educação, 74 alunos receberam o Certificado do Mérito Legislativo, por proposta do deputado Antônio Gomide (PT).

Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Gomide: o presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), Ranilson Ferreira Paiva Júnior, a diretora de relações institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thaís Falloni Bernardes, e o secretário-geral da UEE-GO, Adriel Ferreira de Souza.

Na saudação inicial, Antônio Gomide falou que é preciso levar para a Casa do Povo aqueles que são ali representados e refletem o que é discutido no Parlamento. “Os 41 deputados estaduais têm a oportunidade de fazer um grande debate e só tem sentido o debate de projetos e leis, quando nós temos a participação da sociedade. O estudante precisa, cada vez mais, se inserir nesse debate e tomar conta dessa Casa. Precisamos criar essas condições, essa prática. E essa homenagem é apenas uma oportunidade, para que a gente possa ir se acostumando a estar nessa Casa, hoje, em uma homenagem, mas amanhã em audiência pública, em debates,  para avançarmos naquilo que são os nossos direitos.”

Os jovens homenageados são ativistas do movimento estudantil e alunos do Centro de Ensino Lyceu de Goiânia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), do Instituto de Pós-Graduação (IPOG) e da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Em seu discurso, o presidente da UEE-GO, Ranilson Júnior, destacou a situação de desigualdade e a falta de acesso de muitos estudantes à educação pública, especialmente no ensino superior. Segundo ele, a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a mais desigual da história, com a menor adesão de alunos de escolas públicas, negros e indígenas. E lembrou, ainda, da aprovação do projeto que prevê a cobrança de mensalidade nas universidades públicas, o que dificulta ainda mais o ingresso dos jovens pobres no ensino superior. “Já pagamos pela universidade e pagamos muito caro, todos os dias. E muitos ainda não têm acesso.” 

READ  Alego em defesa da Saúde

Para o estudante, a educação é a única saída para que esses jovens consigam superar essa condição. “Hoje é a nossa juventude que sofre com o desemprego, com a fome, principalmente, a juventude negra, que é vítima de bala perdida todos os dias, na favela e na periferia. Mas a solidão não cabe para nós. Nossa voz tem luta. E vamos ser capazes de construir um projeto de educação inclusiva, capaz de mudar a realidade dos nossos jovens.” 

O projeto de cobrança nas universidades públicas também foi citado pela diretora de relações institucionais da UNE, Thaís Bernardes, como um grande prejuízo  para os estudantes pobres. E defendeu o relacionamento com as instituições como forma de garantir  o direito constitucional à educação de qualidade para todos. Ela entende que esse é um dever das  instituições em todos os níveis: “Essa Casa tem o dever de lutar pela UEG, como lutamos, junto com o deputado, para que a UEG tivesse vestibular durante a pandemia”. 

Falando em nome dos homenageados, Adriel Ferreira de Souza lembrou da importância da educação para transformação de toda a sociedade e, ainda, para a construção de um estado, mais justo e próspero. E ressaltou, citando o educador Paulo Freire, o papel dos estudantes na luta pela democratização do ensino. “Somos nós, estudantes, que fomos, somos e seremos resistência em cada canto deste país.”

Ao finalizar o evento, o deputado Antônio Gomide também citou Paulo Freire para ressaltar a importância da educação, sintetizada na frase mais célebre do educador: “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mudo. Que saiamos daqui, melhor do que entramos”, concluiu

Os homenageados:

Adriano Araújo 
Adriel Ferreira de Souza
Áique Nascimento Oliveira
Alice Ariel Homercher Rengel
Altair Júnio Iduino do Nascimento
Aluizio Ramos de Oliveira Neto
Ana Laura Dezzen Bastos
Andreia Paes Landim Lemos
Andresa Cristina Silva Moreno
Andressa Jorge de Paula
Anna Cecília Borges de Souza
Anna Paula de Oliveira Canedo
Anne Elyse Avelar Mascarenhas
Caio Rafael Macedo dos Santo
Camilla Silva Correa
Christhiane Souza da Silva
Daniel Augusto Araujo Gonçalves Holanda
Diego Dias Gonçalves
Elias Gabriel Da Silva Nunes
Emylayne do Nascimento Silva
Gabriela Garcez Siqueira
Gustavo da Silva Faquim
Heber Luidy da Silva Carvalho
Heloiza Guilhermina Guimarães Moura Silva
Herick Gontijo de Melo
Isadora Aparecida Elias Soares
Jennifer Fabiana da Silva Alves
Jéssica Amorim Silva
João Pedro Gonçalves de Oliveira
João Victor Franco Carvalho
João Vitor Werneck Silva Neves 
Jonatas Lopes Alexandre da Silva
José Lopes da Silva Filho
Kellen Crystina da Lapa Campos
Layza Grazielle Ferreira da Silva
Letícia Assis da Cruz
Letícia Medeiros de Almeida
Luara Cristina de Melo Oliveira
Lucas Johnson Da Conceição
Luciana Corrêa Amador
Lúcio Marcos Granado Júnior
Ludmilla Motta Mendonça Mendes
Marco Antônio dos Santos
Marcos Vinicius Barbosa Soares
Maria Alice Sousa Santos
Maria Clara de Castro Isaac
Maria Eduarda Morais de Paula
Maria Fernanda Resende Silva Mundim
Marília Jorge Squissato da Silva
Maryanna Castilho Oliveira
Matheus Augusto Scaramal de Carvalho
Matheus Pereira Aquino
Miria Cristie Santos
Monique Hellem Maciel Alencar
Monise Moura Carvalho Lemos
Nádia Beatriz Martins Garcia Pereira
Natália Caroline Martins Garcia Pereira
Nayla de Oliveira Caetano
Pedro Antônio de Oliveira
Pedro Henrique Pereira da Silva
Pedro Junio Paixão Rosa
Raphael Fillipe Cordeiro de Lima
Ravila Geralda Alves Rocha
Sara Heloisa Ferreira Abreu
Sarah Lídia Silva Bento
Sarah Pereira da Cunha
Sílvia Helena Barbosa Nunes
Victoria Bomfim Barros
Vitória Muniz Moreira
Vitória Santos de França
Vivian Almeida Sousa
Walisson Pinheiro Pereira
Warlley Felipe de Oliveira
Wesley Macedo Piedade.

READ  Novos membros do Conselho Estadual de Educação recebem aval do Plenário da Alego

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA