Política
Em entrevista à TV Alego, dermatologista aborda “Dezembro Laranja”, que busca conscientizar sobre o câncer de pele
O programa Alego Saúde, apresentado pela jornalista Andréia Santana, recebeu nesta semana, a médica dermatologista Juliana Salgado. A edição aborda o tema da campanha “Dezembro Laranja”, que busca conscientizar sobre o câncer de pele.
Durante a entrevista, Juliana Salgado explicou quais são os tipos da doença. “Existem várias formas de cânceres de pele, os mais comuns são os carcinomas basocelular e espinocelular, que estão diretamente relacionados a exposição solar. Tem também os mais agressivos, como os melanomas, onde é necessário acompanhar o crescimento para realizar o tratamento e buscar a cura do paciente”, destacou.
De acordo com a dermatologista, os principais sinais relacionados ao aparecimento do câncer de pele são feridas que não se cicatrizam, pintas e lesões progressivas. “Na maioria dos casos, os sintomas aparecem em área fotoexpostas, ou seja, lugares onde a roupa não cobre”, enfatizou.
Sobre a prevenção, Juliana Salgado recomendou à população, uma visita anual ao dermatologista. “Quando há casos de câncer de pele na família, é recomendável até mesmo que o paciente vá ao médico em um intervalo de 6 a 8 meses”, afirmou.
A dermatologista reforçou, ainda, os cuidados no combate ao câncer de pele. “Os pacientes de pele mais clara estão mais suscetíveis a doença, nesse caso, recomendamos o uso de protetor solar para todos os tipos de pele e também os métodos de barreira, como o uso de bonés, chapéus e camisetas com proteção”, pontuou.
A entrevista na íntegra pode ser conferida a partir desta quinta-feira, 15, às 21:30, na TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.
Dezembro Laranja
A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar (fotoproteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada.
Neste ano, a busca pela conscientização tem como foco alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanentes, seja nos momentos de lazer (na praia, nos parques, entre outros), mas também durante a rotina diária, inclusive no dia a dia de afazeres do trabalho. “Não espere até sentir na pele”: esta é a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2022.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar