Arquivo Secom
Foi iniciado o processo eleitoral para a escolha dos gestores escolares que vão atuar no biênio 2026/2027 nas Escolas Municipais e CMEIs da cidade de Aparecida de Goiânia. O edital com todas as normas do pleito foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município e marca o início de uma das etapas mais importantes da gestão democrática nas unidades de ensino da rede.
A votação será realizada no dia 28 de novembro de 2025, com funcionamento das urnas das 7h às 21h. Participam do processo professores, servidores administrativos, pais e responsáveis legais, além de estudantes com 12 anos ou mais, todos com direito a voto. As eleições serão diretas e secretas, organizadas por comissões eleitorais formadas em cada unidade e supervisionadas pela Comissão Eleitoral Central da Secretaria.
Para validar o resultado, é necessário atingir quórum mínimo de 30% do colégio eleitoral da escola ou CMEI. Já o período oficial da campanha eleitoral será de 27 de outubro a 26 de novembro, com regras específicas para garantir a lisura do processo e o respeito à comunidade escolar.
Podem se candidatar aos cargos de diretor e coordenador-geral (secretário-geral) os servidores efetivos e estáveis da rede municipal, com pelo menos três anos de experiência em atividade pedagógica, lotação mínima de seis meses na unidade onde desejam concorrer, e conclusão do curso de capacitação em gestão escolar oferecido pela SME neste ano, entre outros requisitos legais.
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