Geral

Educação promove encontro formativo de apoio para as equipes multidisciplinares da rede estadual de ensino

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da equipe da Unidade Técnica (UTE) de Orientação Educacional, promoveu, nesta quinta-feira, 17, o Encontro Formativo voltado para as equipes Multiprofissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e Unidades Escolares do Estado do Tocantins. O evento foi realizado de forma on-line no canal do TV Seduc Tocantins.

O encontro, que foi acompanhado por mais de 400 pessoas, teve como objetivo promover um momento formativo de apoio e subsídio às equipes multidisciplinares para alinhamento e direcionamento do trabalho. O público-alvo foram os assessores pedagógicos, diretores regionais, orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos da Seduc. Ao todo, a Educação do Tocantins possui uma equipe multidisciplinar formada por 521 orientadores educacionais, 127 assistentes sociais e 104 psicólogos.

O papel das equipes multiprofissionais, com a respectiva Tríade de Orientação Educacional realiza um trabalho multidisciplinar integrado à equipe gestora e a comunidade escolar, com vistas a incentivar o estudante a exercer seu protagonismo e as habilidades socioemocionais estimuladas pelo autoconhecimento, tencionando desenvolver seu projeto de vida.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforçou a importância do ingresso das equipes Multiprofissionais nos quadros da Pasta para atuarem diretamente nas unidades de ensino. “No pós-pandemia esses profissionais se tornaram essenciais para o cuidado socioemocional dos estudantes. São orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos que realizam um trabalho conjunto em prol do bem-estar e da aprendizagem. A formação visa fortalecer ainda mais o trabalho desses profissionais”. 

READ  Obras na W3 Sul avançam, e lojistas apontam melhorias

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristina Oliveira destacou que o trabalho da equipe é desenvolvido com foco nas necessidades dos estudantes. “Essa equipe vem para dar amparo às escolas, orientar professores, orientar os estudantes, orientar as famílias e trazer para o currículo as competências socioemocionais previstas na BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e no nosso DCT [Documento Curricular do Território do Tocantins]”, afirmou.

A responsável pela UTE Orientação Educacional, Verni Oliveira, falou sobre a importância do trabalho em equipe. “Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros. Eu sou de uma equipe, quando vencemos, não sou eu apenas quem vence, vencemos todos. Essa reflexão serviu de base para as provocações do encontro formativo”, frisou.

Programação

Ao longo da manhã foram abordadas as seguintes temáticas: A Importância da Integração do Trabalho Interdisciplinar no Ambiente Escolar, com a responsável pela UTE – Orientação Educacional, Verny de Fátima de Oliveira Fucks; O fazer da Psicologia no ambiente escolar, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Miracema do Tocantins, Ladislau Ribeiro do Nascimento.

READ  EDIÇÃO 4620

Também foi discutida A Escuta Especializada no Contexto Escolar. Como Fazer? – com o psicólogo Vanilson Pereira da Silva e Assistente Social do Instituto 18 de maio, Marlucy Ramos Albuquerque. Outro tema foi – Como o Serviço Social Pode Ajudar a Escola: Caminhos e soluções do fazer interdisciplinar, com a coordenadora do Curso de Serviço Social da UFT de Miracema, professora Josenice Ferreira dos Santos Araújo; e encerrando o evento foi discutido o Planejamento 2023 – plano de ação sugestivo da equipe multiprofissional, ministrada pela assistente social, Marivalda Guimarães.

Secretário Fábio Vaz, reforçou a importância do ingresso das equipes Multiprofissionais nos quadros da Pasta para atuarem diretamente nas unidades de ensino – Márcio Flores/Governo do Tocantins

Encontro foi acompanhado por mais de 400 pessoas – Márcio Flores/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA