Geral

DF é terceiro colocado no ranking nacional de aplicação de vacinas

Publicado

em


O Distrito Federal aparece, desde a última quinta-feira (12), em terceiro lugar no ranking das unidades da federação que mais vacinaram sua população contra a covid-19 em primeira dose. Os dados são divulgados pelo Consórcio Nacional de Veículos de Comunicação e mostram que a ascensão ocorreu depois que o Ministério da Saúde enviou o total de 290 mil doses extras ao DF.

“Essas doses nos mostraram a capacidade de vacinação no DF; mostraram que, tendo a vacina, nós vacinamos”Raquel Beviláqua, secretária-adjunta de Assistência à Saúde

A Secretaria de Saúde havia reivindicado esse quantitativo, pois a capital federal não estava recebendo doses proporcionalmente à população. Além disso, no DF foram vacinados mais de 266 mil pessoas vindas de outros estados.

Segundo a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, essas doses extras foram fundamentais para a subida no ranking. “Essas doses nos mostraram a capacidade de vacinação no DF; mostraram que, tendo a vacina, nós vacinamos. E o brilhante trabalho que os servidores da saúde fizeram nessa vacinação”, afirma.

READ  Edição 1090

As 290 mil doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde ao DF chegaram em solo brasiliense em três remessas: em 31 de julho, 6 e 9 de agosto. Com esse quantitativo, o Governo do Distrito Federal imediatamente iniciou a vacinação das pessoas acima dos 30 anos. A partir desta terça (17), a campanha engloba quem tem 18 e 19 anos e continua para quem tem acima disso — os locais de vacinação podem ser consultados aqui.

A partir do envio de mais doses, a Secretaria de Saúde elevou consideravelmente o número de pessoas vacinadas diariamente | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Recordes diários

O trabalho dos servidores da saúde e dos voluntários envolvidos na vacinação foi essencial para o sucesso da imunização no DF e a elevação no ranking nacional dos estados que mais vacinam. A partir do envio de mais doses, a Secretaria de Saúde elevou consideravelmente o número de pessoas vacinadas diariamente.

No dia 3 de agosto, início da vacinação no público a partir de 30 anos, 85.910 pessoas foram vacinadas em um único dia. Desse total, 74.962 receberam a primeira dose, 10.629 a segunda dose e 319 a dose única da vacina Janssen.

Já no dia 12 de agosto – primeiro dia de vacinação para a faixa etária de 20 a 24 anos -, o DF bateu mais um recorde na campanha contra a covid-19. Ao todo, foram aplicadas 100.225 doses, sendo 91.764 para quem iniciou o esquema vacinal, 8.165 para quem completou o ciclo e 296 doses únicas.

READ  Cadastro Vitícola Nacional e SIVIBE impulsionam o setor de uvas e vinhos

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou à época que “esse número mostra, mais uma vez, que o Distrito Federal tem sim capacidade para vacinar a população com rapidez e segurança.”

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA