Política

Deputado Zé Carapô quer instituir campanha de prevenção de doenças respiratórias denominada “Junho Violeta”

Publicado

em


O deputado Zé Carapô (DC) é o autor da matéria de nº 4106/20, que tem o objetivo de instituir uma campanha de prevenção de doenças respiratórias denominada “Junho Violeta”, a qual terá como símbolo um laço da referida cor. A propositura já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está apta a ser deliberada pelo Plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o intuito de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção dessas doenças, como sinusite, rinite, faringite, laringite, bronquite e asma. “Mediante a organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada, incentivando a instalação de iluminação de cor violeta na parte externa dos prédios públicos, dentre outros de relevante importância e grande fluxo de pessoas”, esclarece o texto.

Além disso, Zé Carapô ressalta que, em tempos da pandemia, na qual a preocupação com a saúde respiratória está tomando níveis cada vez mais elevados, as precauções devem ser redobradas. “É necessário intensificar uma melhor defesa da saúde pulmonar e ampliar programas de prevenção e controle em todos os estados brasileiros”, defende o propositor.

READ  Antônio Gomide propõe campanha contra discriminação aos idosos

Na justificativa do projeto, Zé Carapô chama a atenção para o aumento dos casos de tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc), infecções agudas das vias respiratórias inferiores e câncer de pulmão. “É fundamental que seja reforçada, a nível estadual, a conscientização sobre as principais doenças pulmonares. E, ainda: que uma ação acelerada seja levada à todas as partes interessadas, com a definição clara das políticas públicas existentes”, pontua.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA