Investimentos

Daniel Vilela formata missão internacional à China durante reunião com executivos chineses

Publicado

em

Uma comitiva goiana liderada pelo vice-governador Daniel Vilela vai desembarcar na China na primeira quinzena de junho com o objetivo de atrair parcerias e investimentos para o Estado de Goiás. O assunto foi discutido durante reunião do vice-governador Daniel Vilela com representantes do Fórum das Entidades Empresariais e cinco integrantes de uma delegação chinesa denominada “BRICS PartNIR”.

“Trabalhamos para ampliar e aproveitar esse ótimo momento que Goiás vive para buscar mais empresas e indústrias para cá e, assim, fomentar ainda mais a economia do nosso estado. De tudo que exportamos, metade vai para a China, nosso principal parceiro comercial. Daí a importância de intensificarmos as relações com este país”, disse Daniel durante o encontro realizado na sede da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg).

A delegação chinesa que desembarcou na capital – e que está no país há dois dias – representa 20 grandes empresas que integram a lista das 300 maiores da China. “O Brasil foi o primeiro a nos visitar depois do período pandêmico [de Covid-19; em referência à ida do presidente Lula]. Estamos com boas expectativas para negócios e relacionamentos”, destacou Hong Liang, diretor-geral adjunto do Grupo Líder de Xiamen. “Estamos aqui para reafirmar as potencialidades do nosso estado para esse mercado consumidor e pujante que é a China”, devolveu Rubens Fileti, presidente da Acieg.

O Governo de Goiás busca, com esta missão internacional, acordos comerciais e investimentos a serem feitos pela China em solo goiano em áreas como infraestrutura, mobilidade, indústria, agricultura e energia renovável. O roteiro prevê compromissos como visitas técnicas a indústrias farmacêuticas, fábrica de tratores e às usinas que transforma resíduos sólidos em energia, além de reuniões com empresários e representantes do BRICS (grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e participação em uma feira de negócios.

A missão será dividida em duas etapas: além da ida de Daniel, empresários, industriais e agentes políticos ao território chinês no próximo mês, o governador Ronaldo Caiado também embarcará com uma segunda comitiva no segundo semestre deste ano, quando deve arrematar os diálogos já iniciados pelo vice-governador. “Será uma agenda intensa, para a qual contamos com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Nosso objetivo é transformar esta ótima relação com a China em resultados práticos que incluem, inclusive, a geração de mais empregos para os goianos”, disse Daniel.

A reunião na Acieg ainda relembrou os 30 anos dos primeiros acordos comerciais firmados entre Goiás e China pelo então vice-governador Maguito Vilela, pai de Daniel, no segundo governo de Iris Rezende (1991-1994). “O início desta relação trouxe ótimos resultados para o estado. Como a instalação da Mitsubishi, montadora japonesa que fabrica carros e caminhões”, exemplificou Fileti. “Esta viagem é ainda mais especial pra mim”, disse, em tom de saudosismo, o vice-governador.

Indústria de tratores

Após o evento na Acieg, o vice-governador seguiu para o Palácio das Esmeraldas, onde almoçou com o governador Ronaldo Caiado e empresários do YTO Group Corporation, empresa chinesa fabricante de tratores, colheitadeiras e maquinário de construção. Após tratativas de Daniel, sob orientação do governador, iniciadas no dia 24 de abril, o grupo avalia a possibilidade de instalação de uma planta industrial em Aparecida de Goiânia.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA