Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Goiás

Daniel Vilela formata missão internacional à China durante reunião com executivos chineses

Publicado

em

Uma comitiva goiana liderada pelo vice-governador Daniel Vilela vai desembarcar na China na primeira quinzena de junho com o objetivo de atrair parcerias e investimentos para o Estado de Goiás. O assunto foi discutido durante reunião do vice-governador Daniel Vilela com representantes do Fórum das Entidades Empresariais e cinco integrantes de uma delegação chinesa denominada “BRICS PartNIR”.

“Trabalhamos para ampliar e aproveitar esse ótimo momento que Goiás vive para buscar mais empresas e indústrias para cá e, assim, fomentar ainda mais a economia do nosso estado. De tudo que exportamos, metade vai para a China, nosso principal parceiro comercial. Daí a importância de intensificarmos as relações com este país”, disse Daniel durante o encontro realizado na sede da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg).

A delegação chinesa que desembarcou na capital – e que está no país há dois dias – representa 20 grandes empresas que integram a lista das 300 maiores da China. “O Brasil foi o primeiro a nos visitar depois do período pandêmico [de Covid-19; em referência à ida do presidente Lula]. Estamos com boas expectativas para negócios e relacionamentos”, destacou Hong Liang, diretor-geral adjunto do Grupo Líder de Xiamen. “Estamos aqui para reafirmar as potencialidades do nosso estado para esse mercado consumidor e pujante que é a China”, devolveu Rubens Fileti, presidente da Acieg.

O Governo de Goiás busca, com esta missão internacional, acordos comerciais e investimentos a serem feitos pela China em solo goiano em áreas como infraestrutura, mobilidade, indústria, agricultura e energia renovável. O roteiro prevê compromissos como visitas técnicas a indústrias farmacêuticas, fábrica de tratores e às usinas que transforma resíduos sólidos em energia, além de reuniões com empresários e representantes do BRICS (grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e participação em uma feira de negócios.

A missão será dividida em duas etapas: além da ida de Daniel, empresários, industriais e agentes políticos ao território chinês no próximo mês, o governador Ronaldo Caiado também embarcará com uma segunda comitiva no segundo semestre deste ano, quando deve arrematar os diálogos já iniciados pelo vice-governador. “Será uma agenda intensa, para a qual contamos com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Nosso objetivo é transformar esta ótima relação com a China em resultados práticos que incluem, inclusive, a geração de mais empregos para os goianos”, disse Daniel.

A reunião na Acieg ainda relembrou os 30 anos dos primeiros acordos comerciais firmados entre Goiás e China pelo então vice-governador Maguito Vilela, pai de Daniel, no segundo governo de Iris Rezende (1991-1994). “O início desta relação trouxe ótimos resultados para o estado. Como a instalação da Mitsubishi, montadora japonesa que fabrica carros e caminhões”, exemplificou Fileti. “Esta viagem é ainda mais especial pra mim”, disse, em tom de saudosismo, o vice-governador.

Indústria de tratores

Após o evento na Acieg, o vice-governador seguiu para o Palácio das Esmeraldas, onde almoçou com o governador Ronaldo Caiado e empresários do YTO Group Corporation, empresa chinesa fabricante de tratores, colheitadeiras e maquinário de construção. Após tratativas de Daniel, sob orientação do governador, iniciadas no dia 24 de abril, o grupo avalia a possibilidade de instalação de uma planta industrial em Aparecida de Goiânia.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA