Divulgação
Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, sedia até sexta-feira (16) o 1º Festival Curta Aparecida. O evento é realizado pelo Coletivo Justina, com direção-geral de Pablo Lopes e apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A iniciativa integra as comemorações de aniversário do município e é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura. As sessões de filmes acontecem na Escola do Futuro Luiz Rassi, no Jardim Buriti Sereno, com entrada gratuita. A programação tem foco na democratização do acesso à cultura audiovisual.
Para o secretário municipal de Cultura, Marlúcio Pereira, o evento marca um novo momento para a cidade. “O Festival Curta Aparecida é uma conquista para a nossa cidade”, afirmou.
A primeira edição do evento recebeu 460 inscrições de produções de todas as regiões do país. A programação foi dividida em três mostras: Aparecida, Documentário e Animações. As obras selecionadas abordam temáticas sociais, existenciais e estéticas diversas.
Entre os destaques da mostra estão os curtas Confluências (PI), Luis (MA), Terrão – Paixão pela Várzea (GO) e Como chorar sem derreter (RJ).
Além das exibições, o festival promove oficinas, encontros e ações formativas voltadas a professores, estudantes e agentes culturais. As atividades ocorrem em três Pontos de Cultura do município e em escolas públicas, com oficinas de stop motion e capacitações para a criação de cineclubes.


Facebook