Geral

Cultura do DF vai investir no carnaval tradicional

Publicado

em


Descontinuado desde 2015, o desfile das escolas de samba do Distrito Federal movimenta um ano inteiro de trabalho comunitário. É uma ação potente de formação, socialização e renda para o Entorno que vive na circunvizinhança das quadras de ensaios. Com o objetivo de estruturar essa cadeia produtiva, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança o edital 32/2021 para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para desenvolver atividades de apoio às entidades culturais carnavalescas permanentes (escolas de samba e blocos tradicionais).

Será aportado o valor de teto máximo de R$ 3,95 milhões. O edital foi publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). “O edital reflete essa política pública que permite a rearticulação dos grupos que atuam com atividades permanentes”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. “Assim, firmamos o compromisso para a volta dos desfiles em 2023”.

Carnaval cultural

Coordenada pela Subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural (SDDC), a ação vai apoiar a gestão administrativa de entidades carnavalescas e estimular a integração dos antigos componentes e a participação de novos, em diversos setores das entidades. Ela também busca propiciar um ambiente de sustentabilidade das atividades nos territórios onde essas entidades estão localizadas.

READ  Edição Edição 3568

“Assim, disseminamos a importância do carnaval como elemento sociocultural do Distrito Federal, valorizando a contribuição das escolas de samba e dos blocos tradicionais para a cultura local e nacional”, pontua a titular da SDDC, Sol Montes, que promoveu, em setembro, o I Seminário Diálogo sobre Carnaval, com representantes das entidades e convidados nacionais.

Esse é o segundo edital que apoia o retorno das escolas de samba e blocos tradicionais. Com inscrições abertas até o dia 30 deste mês, o edital Escola de Carnaval (27/2021) vai aportar R$ 1,5 milhão para selecionar instituição que vai desenvolver proposta de capacitação para as entidades carnavalescas. Essas atividades ocorrem em 2022, visando potencializar as agremiações para o desfile em 2023.

As ações estão apoiadas na Lei Distrital nº 4.738, que prevê o fomento da Secec nas entidades permanentes.

As inscrições serão validadas mediante o recebimento, pela SDDC, das propostas digitais, que deverão ser enviadas até o dia 23 de novembro deste ano.

Para participar, solicite mais informações ao e-mail [email protected].

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA