Política

Criação da Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Colorretal é publicada no Diário Oficial

Publicado

em


Voltada a instituir a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Colorretal, foi sancionada, pela Governadoria, a Lei Estadual nº 21.238 (originalmente projeto de lei nº 3590/21), de autoria do deputado Antônio Gomide (PT).  A matéria foi aprovada em duas votações na Alego por unanimidade.

Na lei, o parlamentar destaca que a primeira semana de março deve ser dedicada a alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e do reto, tornando mais acessível todas as informações e direitos dos pacientes, bem como sensibilizar os meios de comunicações sobre a existência de exames de prevenção, diagnóstico e tratamentos no combate da doença. 

Gomide ressalta que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 275 mil óbitos femininos por ano, segundo dados da Organização Internacional de Saúde (OMS). Conforme levantamentos, no Brasil, em 2021, são esperados 17.540 casos novos, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com cálculos do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

READ  Encerrada audiência pública sobre necessidade de concurso para a Educação

Já o câncer colorretal, que engloba tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o Inca. “No geral, quando detectado precocemente seu prognóstico é bom, com chances de cura que podem chegar a 95%”, assinala o deputado petista.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA