Política

Coronel Adailton pleiteia inclusão de hinos do Brasil e de Goiás em cadernos da rede pública

Publicado

em


De autoria do deputado Coronel Adailton (PP), começou a tramitar na Casa o projeto 6528/21, que visa incluir os Hinos Nacional e do Estado de Goiás na capa e contracapa dos cadernos distribuídos aos alunos da rede pública estadual de ensino. A matéria foi encaminhada para relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a cargo do deputado tucano Talles Barreto..

Adailton realça, em suas justificativas, que o Hino Nacional brasileiro é um dos simbolos nacionais de maior relevância em nossa história. Sua melodia foi composta por Francisco Manuel da Silva, no ano de 1831, em razão da abdicação de Dom Pedro I e sua letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida através de um concurso que recebeu 29 composições.

O deputado relata também que o Hino do Estado de Goiás foi introduzido em 1919, sendo posteriormente alterado em 2001. O hino original de 1919, com letra de Antônio Eusébio de Abreu Júnior e música de Custódio Fernandes Geis, foi promulgado pela Lei Estadual n°850, de 30 de julho de 1919. Em 2001 o hino foi revogado por uma nova versão, de autoria de José Mendonça Teles e melodia de Joaquim Jayme, sancionada pela Lei Estadual n° 13.907 de 21 de setembro de 2001.

READ  Sudeco sinaliza apoio à cadeia produtiva da mandioca em Goiás

“Vale destacar que o hino de uma nação ou estado simboliza as lutas por eles enfrentadas e além de exaltar seus marcos históricos, carrega a identidade de seu povo, sendo, portanto, o porta-voz daquela localidade perante o restante do mundo”, destaca o parlamentar.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA