Geral
Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova readequação na aplicação de recursos
Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova readequação na aplicação de recursos
17/03/2021 – Matheus Dias/Governo do Tocantins*
Na manhã desta quarta-feira, 17, os membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) reuniram-se para aprovar a Ata da 42ª Reunião Ordinária, que pautava a minuta de resolução da 1ª readequação do Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para o Exercício Financeiro de 2021.
Com a aprovação da readequação dos Recursos no fundo, haverá o investimento por parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para acrescentar uma rede de monitoramento de qualidade de água em tempo real nos parques aquícolas que serão instalados em Filadélfia, Palmas, Lajeado, Peixe e Brejinho de Nazaré. O objetivo da Semarh é garantir a segurança necessária para que o órgão ambiental realize o licenciamento assegurando água em quantidade e qualidade para os diversos usos.
Em sua participação, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, agradeceu pela presença de todos na reunião e destacou que “a atividade de piscicultura não polui e isso está dentro do eixo econômico do projeto Tocantins Competitivo e Sustentável. Vamos trabalhar para mostrar que tudo que se produz no Estado é de forma correta e de extrema importância”.
O montante de R$ 1.895.000 deverá ser destinado para execução dos projetos, que devem contemplar educação e gestão ambiental, tanques rede e implantação de viveiros para produção de mudas nativas do Cerrado.
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, parabenizou e reforçou a importância da iniciativa. “É uma ação boa, concreta e legal, proposta pela nossa secretária de Estado do Meio Ambiente, para os nossos parques aquícolas”. O Diretor ressaltou ainda que “atualmente, a secretaria possui duas sondas móveis e estamos em processo de licitação para aquisição de 10 sondas fixas para monitoramento de 12 parâmetros físico-químicos de qualidade de água dos parques aquícolas nos reservatórios das UHEs [Usinas Hidrelétricas] do rio Tocantins”.
Serão cinco parques aquícolas em quatro lagos do Estado, onde cada um receberá duas plataformas de monitoramento de qualidade de água, o que permitirá comprovar que a atividade desenvolvida no parque não está prejudicando o lago.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Robson Corrêa
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Geral6 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar