Geral

Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins aprova concessão de aporte de mais de R$ 11,6 milhões para projetos no Estado

Publicado

em

Os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO), participaram nessa quinta-feira, 13, de sua 113º reunião ordinária. O encontro debateu a aprovação de aporte de recurso do Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico (FDE-TO) para projetos voltados para atração de investimentos e qualificação da mão-de-obra em todo o Estado. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e foi mediada pelo gestor da Pasta, e presidente do CDE-TO, Carlos Humberto Lima. 

Durante a reunião, foram aprovados R$ 11.679.600,00 em aporte de recursos do FDE-TO. Tiveram as solicitações de recursos atendidas os projetos Tocantins do coração do Brasil para o mundo, apresentado pela Gerência de Desenvolvimento de Exportação da Secretaria da Industria, Comércio e Serviços (Sics); o projeto para a realização do Pavilhão do Desenvolvimento Empresarial na Agrotins 2023, apresentado pela Diretoria de Indústria, Comércio e Serviços da Sics; o projeto da 7ª Edição da Feira Época de Araguaína, apresentado pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara); o projeto Tocantins mais Profissionalização – Transporte; apresentado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/ Senat); o projeto Tocantins mais Profissionalização – Comércio e Serviços, apresentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o projeto do 1° Fórum das Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte da Região Norte, uma parceria da Sics com a Femicro, apresentado pela Sics.

READ  CCJ aprova Indicação de Brandina Fátima Mendonça de Castro Andrade para Conselho Estadual de Educação

Para a conselheira representante da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Simone Brito, a aprovação de projetos para qualificação de mão-de-obra beneficia a parte da população que necessita de assistência social para acessar os postos de trabalho ofertados no mercado. “Os projetos para qualificação de mão-de-obra são de suma importância para o desenvolvimento do nosso Estado. Temos uma grande oferta de serviços, mas não temos condições de ocupação destas vagas pela falta de qualificação, a nossa preocupação é de mostrar que o Estado tem uma política pública de qualificação”, afirmou a conselheira.

O conselheiro representante da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Valle, destacou a importância da parceria do Governo do Tocantins com o sistema S para capacitação de mão-de-obra, essencial para o crescimento das empresas tocantinenses. “O que mais escutamos no meio empresarial é que as empresas não crescem por falta de gente capacitada para trabalhar, a demanda está enorme em todos os cargos e o CDE está tendo essa preocupação com a capacitação para que o comércio, a indústria e o setor de serviços cresçam”, ressaltou o conselheiro.

READ  Governo do Tocantins firma parceria com Acipa em benefício aos associados afetados pela pandemia na Capital

Para o presidente do CDE e gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o Governo do Tocantins trabalha para construir um ecossistema empresarial adequado para atrair grandes empresas que irão gerar emprego e renda nas regiões, a aprovação de projetos de qualificação de mão-de-obra irão preparar pessoas para assumirem esses novos postos de trabalho. “O trabalho da Sics é muito importante pois como temos plena noção dos grandes empreendimentos que estão acontecendo e irão acontecer no Estado, vamos preencher essas vagas com mão-de-obra tocantinense qualificada”, explicou o secretário.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA