Goiás

Compliance Público e Ouvidoria da AGR são destaques em avaliação da CGU

Publicado

em


Duas iniciativas da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) foram destaques no relatório consolidado das avaliações feitas pela Controladoria-Geral da União (CGU), em 2020, com 21 agências reguladoras federais, estaduais e municipais. O sistema de Ouvidoria Informatizado e o Programa de Compliance Público (PCP) da agência goiana foram identificados como referência para agências de outros Estados. 

O levantamento feito pela CGU contou com a participação de agências reguladoras de todo o Brasil, com o objetivo de avaliar o nível de maturidade regulatória em nível nacional, bem como apoiar a identificação dos gargalos na governança regulatória que dificultam a implementação bem sucedida de projetos de parcerias entre os setores público e privado. E, ainda, auxiliar os governos e órgãos reguladores a identificar oportunidades para superar e suprimir os entraves regulatórios.

AGR

De acordo com o relatório, divulgado na sexta-feira (23/04), dentre os mecanismos de controle e avaliação e de garantia de integridade, a CGU identificou na AGR a existência de um Sistema de Ouvidoria Informatizado, com publicação de relatórios mensais, e o Programa de Compliance Público, considerado referência para os demais estados. O relatório não apresentou um ranking das agências por categorias ou portes, mas indicou o diferencial de cada uma delas.

READ  Seduc realiza avaliações nas unidades escolares que aderiram aos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola

Conforme observa a CGU no seu relatório, o sistema de ouvidoria da AGR possibilita o envio de reclamações, sugestões, opiniões, pedidos de informações ou críticas por parte dos usuários, além da publicação dos relatórios de ouvidoria atualizados na internet, no site da agência: https://www.agr.go.gov.br/ouvidoria.html. Em 2019, a Ouvidoria Setorial da AGR criou o canal de atendimento ao consumidor pelo WhatsApp, primeiro órgão do Governo de Goiás a ter a iniciativa, premiada na categoria inovação em transparência do PCP.

A Agência Goiana de Regulação foi destaque, também, na avaliação da CGU entre as agências estaduais, no item relativo aos mecanismos voltados à promoção da integridade, de modo a detectar e a prevenir e remediar possíveis casos de fraude e corrupção. Segundo a CGU, o Programa de Compliance Público do Governo de Goiás que a AGR implementa desde 2019 é um mecanismo importante para coibir essas condutas. A CGU ressalta, inclusive, que a AGR criou o Comitê Setorial do PCP, que está implementando a gestão de riscos na agência.

Para o ouvidor Setorial e membro do Comitê do PCP na AGR, Francisco Vieira de Macedo, o relatório da CGU agregará valor ao processo de avaliação da maturidade regulatória da agência goiana. “Por meio das análises qualitativa e quantitativa dos seu dados, a AGR poderá realizar ações, estudos e produtos que possam efetivar a construção de caminhos para o aperfeiçoamento regulatório em nosso Estado, assegurando à sociedade e aos entes regulados uma relação harmoniosa”, afirma.

READ  Estudantes da UEG desenvolvem projeto social

Fonte: AGR – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA