Política

Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama é tema do programa “Alego Mulher” que vai ao ar nesta 4ª-feira

Publicado

em

A edição do “Alego Mulher” que vai ao ar nesta quarta-feira, 5, na TV Alego, coloca em pauta as dificuldades enfrentadas ao receber um diagnóstico de câncer de mama. Para falar do assunto, a jornalista Fernanda Cândido entrevista a fisioterapeuta Tabata Mussi, que luta contra a doença desde maio deste ano.

Entre a identificação de um nódulo, ao fazer um autoexame da mama, e o recebimento da confirmação médica de que se trata de um câncer, aproximadamente um mês se passou. De acordo com Tabata, a ansiedade dessa espera foi a parte mais desafiadora durante o processo diagnóstico.

“Receber o laudo positivo é como se alguém arrancasse completamente o chão sob os seus pés, mas você fosse obrigado a continuar andando”, conta. Como profissional de saúde, a fisioterapeuta já esteve dos dois lados e tem experiência em lidar com os desafios de receber a notícia de um câncer. Por isso, já sabia da importância de contar com uma rede de apoio e acolhimento.

“Eu tinha a opção de me colocar como vítima e ficar entregue à tristeza ou enfrentar a situação de cabeça erguida e encarar tudo com leveza na medida do possível”, pondera.

READ  Programa "Fala Presidente", da TV Alego, traz uma entrevista com Lissauer Vieira, que faz um balanço da gestão

Em tratamento quimioterápico há três meses, Tabata reflete também sobre os impactos na autoestima gerados, por exemplo, pela perda do cabelo. Em seu caso, procurou usar toucas que amenizam a queda e fazer apliques, mas ressalta o papel de sua psicóloga. “É fundamental que haja um profissional que te ajude a passar por esse luto. O câncer fez com que eu ressignificasse o que é beleza, que eu visse a vida com outros olhos”.

Ao final da conversa, a entrevistada lembra a importância do autoexame para o diagnóstico do câncer ainda em fase inicial. E encerra com um convite à reflexão: “Nós, mulheres, temos a tendência de cuidar sempre dos outros e esquecer de nós mesmas. Nesse Outubro Rosa, o pedido que eu faço a todas é de que olhem para si, nós também precisamos ser cuidadas”.

Os telespectadores da TV Alego poderão conferir a entrevista completa nesta quarta-feira, 5, após a edição das 21 horas do Alego News, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

READ  Encerramento das Atividades

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA