Política

Comissão de Turismo

Publicado

em


De 27 a 30 de agosto, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, no município de Colinas do Sul, sua primeira visita técnica após o início da pandemia de covid-19. 

A visita foi uma solicitação de autoridades colinenses, que buscaram o apoio da Comissão para alavancar o turismo local. O vereador Maurício Moreira (PP) elogiou a rapidez com a qual a demanda foi organizada. “Estivemos com o deputado Coronel Adailton no dia cinco de julho. Hoje já estamos reunidos aqui no município e unindo forças para encontrar as melhores soluções para o nosso turismo. Obrigado por atender prontamente nosso pedido de ajuda”, agradeceu o vereador. 

A comitiva da visita foi composta pelo presidente da Comissão, deputado Coronel Adailton (Progressistas); o representante da GoiásTurismo, Audier Gomes;  o prefeito de Colinas do Sul, Paulino Batista Vieira (PSL); o vereador Maurício Moreira, o secretário municipal de turismo, Tiago Alves; assessores técnicos da Comissão, equipe de imprensa da Alego e guias turísticos que conduziram os trajetos. 

Roteiro

Cidade com cerca de 3.500 habitantes e situada no nordeste goiano, Colinas do Sul integra o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e possui diversas belezas naturais, mas, segundo as próprias autoridades locais, ainda explora pouco sua vocação para o turismo. “Há um caminho a ser percorrido para transformar o potencial turístico em produto turístico”, explicou a assessora técnica da Comissão de Turismo, Sônea Stival.

Com o objetivo de conhecer as condições atuais dos atrativos turísticos de Colinas do Sul, a Comissão percorreu um extenso roteiro, que contemplou cachoeiras, trilhas, mirantes, praias de rio e o lago Serra da Mesa, além de estabelecimentos do segmento hoteleiro, como pousadas e restaurantes. Os locais visitados comprovam a grande vocação do município para o ecoturismo e o turismo de aventura. “É um lugar com uma energia única, ideal para quem quer se conectar com a natureza”, opina a terapeuta holística Marina Souza, que mora em São Paulo e está visitando Colinas do Sul pela primeira vez. 

Confira abaixo a sequência do roteiro e, em nossa galeria, alguns cliques do repórter fotográfico Carlos Costa:

– Encontro das águas

– Cachoeira das Pedras Bonitas

– Villa Lotus

– Ponte do Galo

– Praia das Pedras

– Observatório do Vale

– Éden Águas Termais

– Lago Serra da Mesa

– Cachoeira Pedra Rolada

– Cachoeira dos Baianos

– Curralinho

– Cachoeirinha

 

Ecoempreendedores

Uma característica que parece comum ao trade turístico em Colinas do Sul é o amor pela natureza. Exemplo disso é a dona Vandalice Poeck, que resistiu às ofertas de desmatamento e, em 2005, conseguiu transformar 18 alqueires de sua propriedade na primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Colinas do Sul. Na Cachoeira das Pedras Bonitas, Vandalice e a família exploram o turismo oferecendo área de camping, caiaque, a trilha dos ipês e um restaurante com vista para a queda d’água no leito do rio Tocantinzinho.

READ  Aprovado requerimento que permite sessão solene híbrida na posse de Caiado

Também amante da natureza, Willy Oliveira transformou em negócio sua paixão pelo céu da Chapada. Além de alugar chalés em uma propriedade arrendada, ele adquiriu um terreno e construiu um Observatório do Vale do São Joaquim. No local, é possível visualizar também a Serra do Segredo e as águas termais do Rio Preto. O lugar é perfeito para observar o pôr do sol, mas também a lua e as estrelas, já que os clientes têm acesso a um telescópio durante o passeio noturno. 

Atraídos pela vocação de Colinas do Sul, diversos empresários estão iniciando seus investimentos na cidade. É o caso de Gisele Catarino e Sandro Cabello, um casal que, depois de dez anos trabalhando fora do Brasil, decidiu se restabelecer no país. Há seis meses, eles adquiriram um terreno em Colinas e construíram dois chalés, onde funciona a Villa Lótus. “Fincar raízes na Chapada foi coisa do coração. Aqui estamos desenvolvendo um negócio com padrão internacional e nos organizando, junto à comunidade, para reduzir os gargalos do atendimento. A cidade precisa urgentemente se preparar para receber o turista estrangeiro”, alerta a empresária. 

 

Sugestões e reivindicações

Além de conhecer os atrativos e dialogar com empresários e turistas, a Comissão também organizou uma reunião com o trade turístico e o poder público municipal. Na ocasião, foram discutidos caminhos para potencializar os resultados econômicos da atividade turística na cidade. “O turismo na Chapada dos Veadeiros está consolidado. São Jorge, Alto Paraíso e outros municípios estão lucrando e revertendo para a população os benefícios do turismo. Mas Colinas do Sul, mesmo tendo tantas riquezas naturais, para o grande público ainda não é conhecida como parte da Chapada. A cidade precisa de divulgação e de identificação com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, para que o ecoturista também chegue até aqui”, contextualizou o deputado Coronel Adailton. 

Na opinião do secretário municipal de Turismo, Tiago Alves, existe espaço para uma relação cooperativa com os outros municípios que compõem a Chapada. O secretário acrescentou, ainda, que a visita técnica foi “o maior passo institucional dado por Colinas no sentido de ampliar e melhorar o turismo da cidade”. 

O prefeito ressaltou que o município está atento às necessidades do turismo e que, no momento, está investindo em patrolar as estradas, já que as condições das vias de acesso são alguns dos principais critérios dos turistas na escolha da estadia. “Nossa região estava adormecida e não aproveitou a oportunidade de crescer com a Chapada, mas agora é a nossa vez. Com os apoios que temos conseguido, vamos deslanchar nosso turismo. Estamos com a faca e o queijo na mão”, complementou o prefeito Paulino.

Vários empresários expressaram suas opiniões na reunião. Foram citados como gargalos a urgência de melhorias nas estradas, a necessidade de uma revitalização na imagem da cidade, a importância de monitoramento policial nas propriedades rurais e principalmente a consciência ambiental. “Eu recebo gente do mundo todo que quer vir observar nossos pássaros, nossa flora preservada e as espécies raras da fauna, como o pato mergulhão. Enquanto isso, há grupos na cidade que querem fazer uma barragem no Rio Tocantinzinho. Se Colinas não entender realmente o que significa o ecoturismo, se ficarmos na contramão do meio ambiente, esse turista simplesmente não vai se identificar e não ficará na cidade”, resumiu Marina Gonçalves, proprietária da Praia das Pedras há 18 anos. 

READ  Humberto Aidar encerra reunião da Comissão Mista com apreciação de seis matérias

Elaine Gutemberg é considerada a primeira empresária a investir no turismo de Colinas do Sul. Proprietária do Hotel Planeta, na reunião, entre outros apontamentos, ela falou sobre a necessidade de que seja formada uma associação de comerciantes, para fortalecer a representação política do segmento. O deputado Coronel Adailton endossou essa sugestão e acrescentou os benefícios desse tipo de representação. “Entidades dessa natureza são necessárias para a conquista de parcerias importantes que podemos construir, como o Sebrae, a Federação do Comércio e o Ministério do Turismo”, complementou o parlamentar. 

Durante a programação da visita técnica, o deputado também se reuniu com o prefeito e os vereadores na prefeitura, para sintetizar as reivindicações e elaborar um plano de ação. Um dos principais assuntos abordados foi a acessibilidade a pessoas com deficiência. Aldier Gomes, servidor da GoiásTurismo, que possui deficiência visual, apresentou um parecer inicial sobre as condições de acessibilidade dos atrativos locais. “Acessibilidade não tem a ver apenas com portas mais largas, barras de apoio, rampas, linguagem de sinais, audiodescrição, etc. Essas são mudanças relativamente fáceis de se implementar. O mais difícil é criar a sensibilidade de perceber o outro e tratar as diferenças de uma maneira humanizada. Nesse ponto central, Colinas está bem avançada. Com adaptações simples, o turismo colinense vai avançar muito na acessibilidade”, esclareceu o representante da GoiásTurismo.

Nessa primeira visita, a Comissão também conferiu o projeto da cidade para a aplicação da emenda de R$ 30 mil destinada pelo deputado Coronel Adailton no orçamento de 2020. A emenda será utilizada para a reforma e ampliação do Centro de Apoio ao Turista (CAT), bem como na revitalização do parque urbano Cachoeirinha, com a construção de banheiros ecológicos. 

O deputado Coronel Adailton elogiou o projeto da equipe técnica da prefeitura e reiterou a necessidade de aliar planejamento e prática. “Primeiro temos que colocar as coisas no papel. Fazer projetos bem profissionais e apresentá-los para conseguir apoio e fomento das entidades responsáveis. Depois, temos que tirar as coisas do papel e torná-las realidade. Contem conosco para as duas etapas. A Comissão de Turismo da Alego está à disposição para fazer todo o possível pelo crescimento do turismo de Colinas do Sul”, concluiu Coronel Adailton. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA