Distrito Federal

Comissão de Energia Nuclear avalia processo do PET-CT

Publicado

em


O aparelho permitirá a realização de exames de imagens de alta definição para diagnósticos oncológicos | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

O presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Gilberto Occhi, assinou, nesta quinta-feira (18), toda a documentação para que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) libere o início das atividades do equipamento PET-CT do Hospital de Base. Essa é a última etapa até que o aparelho possa ser utilizado por pacientes em tratamento de câncer na rede pública de saúde do Distrito Federal.

“O início da operação desse aparelho será um avanço no tratamento do câncer na rede pública”Gilberto Occhi, presidente do Iges-DF

A decisão de buscar acelerar o processo de aprovação do PET-CT é parte da missão recebida por Occhi do governador Ibaneis Rocha de trabalhar para que o Hospital de Base, que já é referência em saúde pública do DF, seja também referência para o Brasil. “O início da operação desse aparelho será um avanço no tratamento do câncer na rede pública”, avaliou o presidente do Iges-DF.

O aparelho permitirá a realização de exames de imagens de alta definição para diagnósticos oncológicos. A gerente de Engenharia Clínica do Iges-DF, Lívia Oliveira, esclareceu que, até entrar em operação, o aparelho terá que passar por três calibrações. A primeira já ocorreu. “As últimas duas calibrações precisam ser feitas com a anuência da Cnen, que é a etapa a ser cumprida agora”, explica.

READ  Comissão de Serviços e Obras Públicas se reúne nesta 4ª-feira, 27, às 13h30

Lívia Oliveira informou ainda que, posteriormente, serão usados materiais radioativos (radioisótopos) para abastecer o equipamento. Essa fase depende também de autorização da Cnen. “A equipe está trabalhando para que essa autorização saia o quanto antes”, reitera a gerente.

Medicina nuclear

O PET-CT será operado pelo Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base. Quando estiver em funcionamento, será o primeiro e único da rede pública de saúde do DF. O aparelho terá capacidade para processar diariamente entre 12 e 15 exames com qualidade, segundo o médico Rodrigo Guimarães Furtado, chefe do setor. “Mas isso sempre depende da disponibilidade de recursos humanos, insumos radioativos, materiais e manutenção de equipamentos”, ressalta.

Uma vantagem do PET-CT diz respeito à economia de recursos públicos. “A utilização do aparelho significa maior precisão no diagnóstico e na escolha das terapias a serem aplicadas”, destaca Guimarães. “Isso impacta diretamente os custos dos tratamentos.”

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA