Distrito Federal

Começou a vacinação para pessoas de 64 e 65 anos

Publicado

em


Além dos locais já disponíveis, foram criados mais três pontos para imunização | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Sáude

40.515 Estimativa da Codeplan da população de 64 e 65 anos no DF

A partir das 13h desta sexta-feira (16), pessoas idosas de 64 e 65 anos também poderão procurar os 52 pontos de vacinação, distribuídos por todas as regiões de Saúde do Distrito Federal, para que sejam vacinados com a primeira dose contra covid-19. Com a antecipação do recebimento das doses, a vacinação para esse público será iniciada um dia antes da previsão inicial, que era para o sábado (17).

A Secretaria de Saúde (SES) recebeu, na madrugada desta sexta, mais 80 mil doses das vacinas que previnem a doença. Para a população, serão disponibilizadas 72.818 doses, sendo as demais destinadas à reserva técnica.

Drive-thru de Santa Maria passou a funcionar na UBS 7 da cidade

Prossegue a imunização para profissionais de saúde, que poderão agendar a primeira dose a partir de segunda-feira (19), mesmo dia em que começam a ser imunizados os servidores das forças de segurança já a partir desta segunda. A remessa conta com doses para uso em primeira aplicação (D1) e para o reforço (D2).

READ  Aprovado em Plenário projeto que beneficia pessoas com autismo

Três novos pontos de vacinação foram disponibilizados: a Praça dos Direitos, no Itapoã; o Espaço Céu das Artes, no Recanto das Emas, e na Praça dos Direitos, em Ceilândia. Também houve mudanças no drive-thru de Santa Maria – antes localizado no prédio da administração da cidade, agora fica na UBS 7.

A estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) é que o DF tenha uma população com 64 e 65 anos composta por 40.515 pessoas, das quais 20.804 têm 64 anos e 19.711 têm 65. A divisão das doses foi definida pelo Ministério da Saúde. e o DF seguirá o fluxo conforme orientação do órgão federal.

Assim, a distribuição para primeira dose se dará seguinte forma:

  • 43.140 doses D1 para ampliar a vacinação para pessoas de 64 e 65 anos;
  • 2.237 doses D1 para vacinar profissionais das forças de segurança;
  • 3.906 D1 para profissionais de saúde. Esse quantitativo poderá ser ampliado 4.414 doses, pois 508 doses do agendamento passado que tinham sido separadas para perda técnica serão usadas nesta fase.
READ  GDF inaugura papa-entulho de Águas Claras

O Ministério da Saúde ampliou a porcentagem de perda técnica a ser enviada aos estados. Antes, 5% das doses recebidas eram reservadas para suprir perdas. Agora, esse percentual será de 10%. Isso ocorre porque há frascos sendo recebidos com menos doses que o esperado.

Confira mais informações na página da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA