menu
Seduc inicia entrega de kits escolares para estudantes do Ensino Fundamental

Seduc inicia entrega de kits escolares para estudantes do Ensino Fundamental

Seduc inicia entrega de kits escolares para estudantes do Ensino Fundamental

m mais uma ação do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), o Governo de Goiás iniciou a entrega de kits de materiais escolares para as 245 prefeituras e secretariais municipais de Educação parceiras no programa.

Ao todo, serão 143.160 kits escolares que atenderão estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Cada kit é composto por dois apontadores, três borrachas, quatro cadernos brochura, um caderno de desenho, dois frascos de cola (branca e colorida), duas caixas de lápis de cor, um lápis grafite preto, uma tesoura e dois conjuntos de canetinhas hidrográficas.

“Isso é o Governo de Goiás apoiando e ajudando vocês”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, durante a cerimônia de entrega, com a presença de prefeitos.

Segundo ela, a intenção é que os kits auxiliem na estruturação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano) e colaborem para garantir a alfabetização na idade certa.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio de Castro, a ação representa a essência do regime de colaboração. De acordo com Gavioli, a entrega demonstra que “tanto o estado quanto os municípios caminham em um sentido só, que é o de dar qualidade e a oportunidade de Educação para as nossas crianças e jovens”.

Demais ações

Essa é mais uma das medidas realizadas pelo Governo de Goiás no âmbito do Programa AlfaMais Goiás. Desde o lançamento do programa, em 2021, o estado tem disponibilizado formação para os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, materiais didáticos para educadores e estudantes, e livros literários para os 245 municípios parceiros.

Somente em abril deste ano, a Seduc entregou 28 mil exemplares de livros didáticos para profissionais lotados nas redes municipais e estadual de ensino, que atuam na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

AlfaMais

“O programa AlfaMais tem a missão de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, explicou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, durante a solenidade de entrega. 

“Para que se cumpra a missão, para que a gente consiga atingir esse objetivo, o governo estadual assumiu o compromisso de fornecer para os municípios formação de professores, materiais, livros e kits pedagógicos para que vocês possam fazer esse trabalho (de alfabetização) da forma mais tranquila possível”.

Parceria

O AlfaMais Goiás começou a ser executado nas escolas goianas no início de 2022. Apesar de recentes, as ações do programa já têm surtido resultados para as redes de ensino envolvidas.

O secretário municipal de Educação de Iporá, João de Almeida Lara, acredita que uma das principais contribuições tem sido a aproximação entre as redes estadual e municipais de ensino. Tem sido um processo bastante evolutivo e satisfatório esse apoio”, comentou ele.

Diante da entrega dos novos kits de materiais escolares, o secretário prevê que, em breve, o programa atingirá os resultados esperados no âmbito da Educação Básica. “Tudo o que se faz de bom para a educação tem uma resposta imediata. Essa parceria tem mostrado que realmente esse programa veio para ficar. E dará o resultado esperado em um tempo bastante curto”, assegurou.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia os deputados estaduais eleitos George Morais e Coronel Adailton; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação em Goiás (Undime), Miguel Ribeiro; prefeito de Pilar de Goiás e representante da Federação Goiana de Municípios (FGM), Tiago Japiassu; prefeito  de Abadiânia e representante da Associação Goiana de Municípios (AGM), José Diniz; e a subsecretaria de Execução da Política Educacional da Seduc, Helena Bezerra, além de secretários municipais de Educação, coordenadores regionais e articuladores do AlfaMais Goiás.

Fonte: Secretaria da Educação (Seduc)

Fonte: Governo GO

Facebook