Prefeitura de Goiânia recebe mais de mil processos de poda e extirpação de árvores nos últimos quatro meses, de forma digital
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), recebeu, nos últimos quatro meses, 1.221 processos de moradores solicitando a análise para poda e extirpação de árvores em calçadas de Goiânia. Os pedidos são feitos desde setembro de forma totalmente on-line, por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), que está disponível no site oficial do município.
“Os processos são analisados na Amma pela equipe técnica e encaminhados para a Comurg, que faz a execução da poda ou da extirpação, conforme autorizado pelo órgão ambiental”, explica Luan Alves, presidente da Amma.
Em poucos minutos é possível solicitar a análise da árvore e, assim, evitar a locomoção do contribuinte até uma das unidades do Atende Fácil ou da sede do órgão ambiental municipal. “Os números mostram que a população tem solicitado, e que a Amma tem feito as análises de saúde com precisão e celeridade, garantindo que toda árvore receba a visita do técnico, em até 20 dias, para realizar a análise fitossanitária da arborização”, explica Luan.
Após a verificação das condições de vida do exemplar arbóreo, os técnicos emitem a autorização via sistema e indicam, em caso de extirpação, o plantio de uma nova árvore.
Para realizar a solicitação, o contribuinte precisa ter no celular ou no computador a Carteira de Identidade e o comprovante de endereço digitalizados, além do número do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Esses documentos são obrigatórios para abertura da solicitação. Basta acessar o site da Prefeitura de Goiânia, clicar em “Portal do Contribuinte” e, em seguida, “Acessar Serviço”. Neste momento, é preciso informar o CPF e senha ou realizar o cadastro no Portal Eletrônico.
Em seguida, o cidadão deve clicar em “Processo Eletrônico”, depois em “Processo Eletrônico Digital” e selecionar o serviço: “Poda e Extirpação – Amma”. Daí é apenas clicar em “Incluir Processo’, informar o número do IPTU e marcar a opção desejada.
Após a primeira etapa realizada, o solicitante deve clicar em “avançar” e preencher os demais campos. A Amma esclarece que o processo apenas é finalizado com o pagamento da Guia de Diversa Arrecadação (DUAM) para o serviço. A solicitação pode ser feita diretamente no link: https://www10.goiania.go.gov.br/Internet/Login.aspx?OriginalURL=https%3a%2f%2fwww10.goiania.go.gov.br%2fsicaeportal%2fHomePage.aspx
No atendimento presencial, a Amma auxilia aqueles que tiverem alguma dificuldade com o novo processo, que é mais fácil e rápido.
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO
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