menu
Governo prorroga campanha de vacinação infantil em Goiás

Governo prorroga campanha de vacinação infantil em Goiás

Governo prorroga campanha de vacinação infantil em Goiás

Governo prorroga campanha de vacinação infantil em Goiás

A população goiana terá mais uma oportunidade para vacinar as crianças menores de cinco anos e, desta forma, protegê-las de doenças graves como poliomielite, sarampo, meningite e covid-19. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde (SES-GO), prorrogou por mais uma semana a Campanha Xô Dodói, de incentivo à vacinação. 

Além disso, foi anunciado mais um "Dia D", marcado para sábado, dia 8 de outubro, quando as vacinas contra diversos tipos de doenças serão aplicadas em postos nos 246 municípios goianos. As coberturas vacinais de todos os imunizantes destinados à proteção das crianças estão bem abaixo de 90% ou 95%, metas estabelecidas como ideais pelo Ministério da Saúde. 

Em entrevista coletiva, realizada na manhã desta sexta-feira (30/09), o secretário de Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, conclamaram os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram as crianças a levá-las aos postos de vacinação instalados em todo o território goiano.

Paralisia infantil

O índice de vacinação contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil, está em torno de 38%. Este fato, conforme ressaltou Flúvia Amorim, "é extremamente grave porque coloca as crianças em uma situação de vulnerabilidade". A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que o Brasil é um país com alto risco de reintrodução da doença devido à baixa cobertura vacinal e o acentuado fluxo migratório.

A paralisia infantil foi erradicada nas Américas, mas continua em circulação em alguns países do mundo, entre os quais o Paquistão e o Afeganistão. A doença, extremamente contagiosa, é transmitida por meio do contato com fezes ou secreções eliminadas pela boca. Ela provoca sérias limitações físicas, entre as quais a paralisia flácida dos membros inferiores. 

O secretário Sandro Rodrigues acentuou que a vacina que protege a criança contra a poliomielite é extremamente segura e muito fácil de ser administrada, por meio de gotas. "Todos os municípios goianos estão orientados quanto à importância da melhoria das coberturas vacinais e vem realizando ações para atingir o objetivo", diz ele. O êxito da vacinação depende de um esforço conjunto entre o Estado e os municípios e, principalmente, da adesão da população. 

Baixas coberturas

A SES também alerta para a vacinação das crianças contra outras doenças, entre as quais a meningite. Conforme os dados divulgados, a cobertura vacinal em crianças com menos de um ano está em 74,86%. Já em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, a cobertura da vacina contra a meningite está em 45,90%. A meningite também é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso central do paciente.

Da mesma forma, os índices de vacinação contra o sarampo continuam baixos, em torno de 44,32%. Até o momento, apenas 12,07% das crianças de 3 e 4 anos receberam a segunda dose contra a Covid-19. Já a vacina contra a influenza foi aplicada em 57,5% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Fonte: Secretaria de Saúde - Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Facebook