menu
Governo de Goiás amplia vagas para profissionalização de socioeducandos

Governo de Goiás amplia vagas para profissionalização de socioeducandos

Governo de Goiás amplia vagas para profissionalização de socioeducandos

Governo de Goiás amplia vagas para profissionalização de socioeducandos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), assinou nesta semana termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização de cursos profissionalizantes de Mecânica Automotiva e Mecânica de Motocicleta para adolescentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Formosa e Luziânia.  As aulas terão início ainda neste mês.

Serão abertas 30 vagas, sendo 15 para cada uma das cidades. Cada formação tem carga de 160 horas, incluindo as partes teórica e prática. Os cursos atendem à política de educação profissional e desenvolvimento de adolescentes do sistema socioeducativo do Estado e buscam facilitar a inserção no mercado de trabalho, a partir da qualificação gratuita, com direito à certificado. 

Em agosto, outros 12 jovens do Case de Goiânia já haviam sido contemplados com o curso de Mecânica de Motocicletas. Um dos participantes, o adolescente KHS, 15 anos, avalia que agora se sente preparado para buscar oportunidades e conseguir independência financeira. “Aprendemos muitas coisas e com isso vou arrumar um serviço em um lugar que eu sempre quis trabalhar”, compartilha. 

De acordo com o secretário da Seds, Wellington Matos, o investimento na profissionalização dos socioeducandos é um compromisso da atual gestão e já tem gerado bons resultados. “Temos jovens saindo dos Cases direto para postos de trabalho qualificados, sendo contratados por empresas consolidadas e refazendo suas vidas, junto com as suas famílias”, informa. 

Outros cursos

O Sistema Socioeducativo oferece vários cursos e oficinas nos seis Cases de Goiás, localizados em Goiânia, Anápolis, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Porangatu. Entre eles, Eletricidade Básica, Barbearia, Artesanato, Música, Horticultura, Confeitaria, Panificação e Estamparia. A maioria é fruto de parcerias com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria da Retomada e entidades do terceiro setor

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Facebook