menu
Goiânia supera marca de 814 mil doses de vacinas aplicadas

Goiânia supera marca de 814 mil doses de vacinas aplicadas

Goiânia supera marca de 814 mil doses de vacinas aplicadas

Goiânia segue com a Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, no propósito de ampliar a imunização dos goianienses. A capital tem 814.123 doses de vacinas já aplicadas na população. Com isso, 49,27% da população vacinável recebeu pelo menos uma dose do imunizante, ou seja, 575.981 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município.

Como público vacinável, são consideradas pessoas maiores de 18 anos o que, em números, representa aproximadamente 1.169.128 goianienses. Importante ressaltar que, com as 899.443 doses recebidas desde o início da campanha, Goiânia também tem 20,36% de seu público alvo na campanha imunizado, isto é, com segunda dose ou dose única já aplicadas.

Considerando o total de doses aplicadas, Goiânia segue entre as 12 capitais que mais vacinaram no Brasil. Ainda no final de maio, após pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de destinar 30% das doses para grupos prioritários, todos aqueles elencados pelo Ministério da Saúde foram incluídos na campanha. Com isso, ampliou-se o acesso destas pessoas à primeira dose, ultrapassando o atendimento de outras capitais brasileiras.

“A análise da vacinação por grupos prioritários mostra que estamos à frente de grandes capitais, como Manaus e Maceió, no número de idosos vacinados, por exemplo”, aponta Durval Pedroso, secretário municipal de saúde. Ao longo da campanha, a capital também se destacou como pioneira na realização de um inquérito vacinal em profissionais do transporte aéreo, além de estar entre as pioneiras na vacinação in loco em aeroportos.

Reconhecendo a importância da imprensa que atua na linha frente da cobertura da pandemia, o município desenvolveu ação específica de atendimento para a classe. Ao todo, 2.124 profissionais se vacinaram no “Drive da Imprensa”, entre repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e assessores. A vacinação do grupo continuou por agendamento e, até o momento, foram vacinados 2.225 trabalhadores da imprensa.

Durval Pedroso ressalta que o sucesso da campanha de vacinação não representa apenas números, mas o reflexo na redução de propagação do vírus. “Vacina não é política, vacina é vida! Quanto mais goianienses vacinados, maior será a redução de óbitos e internações decorrentes da doença”, frisa.

Maratona da Vacinação

A Prefeitura de Goiânia realiza, neste final de semana, a primeira Maratona da Vacinação contra a Covid-19. A ação acontece no Paço Municipal, das 8h de sábado (10/7) às 8h de domingo (11/7), no sistema drive thru, sem necessidade de agendamento. É destinada à aplicação da primeira dose do imunizante na população a partir de 43 anos, sem comorbidades. Além de carros, a população poderá utilizar moto e bicicleta para participar da ação.

Segunda dose

Na última quarta-feira (7/7), Goiânia lançou cronograma de aplicação da segunda dose das vacinas Astraneza e Coronavac. Segundo as datas estipuladas, o reforço foi adiantado em cerca de cinco dias, respeitando a indicação dos laboratórios e garantindo imunização mais rápida da população. “Para que a vacina tenha o efeito desejado, é preciso completar o esquema vacinal, então, pedimos que essas pessoas compareçam aos postos de vacinação”, reforça Durval.

Goiânia determinou sete postos fixos de vacinação, entre cinco escolas municipais, um salão comunitário e a Área I da PUC, todos na modalidade pedestre, sem agendamento. Basta apenas seguir a ordem alfabética para atendimento. As datas do cronograma e locais de vacinação da segunda dose podem ser visualizados no site oficial da Prefeitura.

Luciana Gomides, editoria de Saúde

Facebook