menu
Goiânia promove formatura do projeto Mães Unidas

Goiânia promove formatura do projeto Mães Unidas

Goiânia promove formatura do projeto Mães Unidas

A prefeitura de Goiânia, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), promove nesta quarta-feira (7/6), às 8h30, no hall do Paço Municipal a formatura da primeira turma do projeto-piloto “Mães Unidas”.

O evento contará com a presença da secretária Nacional da Mulher, Cristiane Brito. Também foram convidadas para o evento a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Durante o evento será realizada a formatura de 68 mães voluntárias, que foram capacitadas pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) das três cidades que participam do projeto: Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

O projeto tem como objetivo promover o fortalecimento de vínculos, a saúde e a cidadania de mães e filhos no período que vai da gestação até o segundo ano de vida da criança. A proposta atenderá gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social e priorizará gestantes e mães beneficiárias do programa Bolsa Família; gestantes e mães adolescentes e gestantes e mães de crianças com deficiência ou síndrome.

Capacitação

O acompanhamento às mães e seus filhos foi realizado por meio de mulheres voluntárias, que foram capacitadas pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). A capacitação contou com temas como saúde da mulher e da criança, direitos humanos e a cidadania, fortalecimento de vínculos entre outros. O projeto visa oferecer também apoio relacional e orientação no acesso aos serviços básicos de saúde, assistência social e justiça. Cada voluntária atenderá no máximo 4 mulheres gestantes.

Serão realizados dois encontros por mês, sendo o primeiro individualizado e o segundo com uma roda de conversa. Ao final do projeto, as gestantes receberão a Caixa do Bebê contendo um colchãozinho, fraldas descartáveis, lenços umedecidos e guia de orientação para as mães.

Roberta Amorelli, da Editoria de Políticas para as Mulheres

Facebook