Detran Goiás anuncia plano para acelerar transformação digital de serviços
A digitalização dos serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás é prioridade para a administração estadual. Nesta quinta-feira (5), foi realizado o lançamento do Plano de Transformação Digital do órgão. O projeto envolve trabalho em conjunto entre as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), de Administração (Sead), Casa Civil, Governadoria (SGG) e o próprio Detran.
O evento foi realizado remotamente com a participação dos secretários Marcio Cesar Pereira (Sedi), Bruno D’Abadia (Sead), do presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, do subsecretário de Tecnologia da Informação da Sedi, Rodrigo Michel de Moraes, e do gerente de Governo Digital da Sedi, Fabiano Bueno, entre outros.
O avanço da transformação digital do Governo de Goiás foi ressaltado pelo titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, apontando a subida de três posições alcançadas no ranking da edição 2021 do Índice Abep-Tic de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.
“Este resultado no ranking reflete o trabalho realizado pela equipe da STI da Sedi, em conjunto com os órgãos estaduais. Hoje, celebramos aqui o pacto para a transformação digital do Detran de Goiás, que oferece serviços importantes e fundamentais para a população. Vamos fazer o Detran Goiás referência nacional de transformação digital”, frisou Marcio Pereira.
O secretário Bruno D’Abadia destacou a empolgação do governador Ronaldo Caiado com a plataforma Expresso. Ele contou que, durante as inaugurações de unidades do Vapt Vupt, o governador já passa os olhos para ver se já tem o totem do Expresso.
Plataforma
Todos os serviços do Detran Goiás serão incorporados à plataforma Expresso. Segundo Marcio Cesar Pereira, a meta é que, em 2022, Goiás alcance as três primeiras posições no ranking da Abep-Tic. “Grande parte dos requisitos para aumentar nossa pontuação, como digitalização de matrículas e boletins da rede estadual de ensino, e 100% da digitalização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), já estão em andamento”, revelou.
O gerente de Tecnologia do Detran Goiás, Arthur de Souza Brasil, fez a apresentação do Plano de Transformação Digital do Detran, com os critérios de priorização, metas e cronograma.
Expresso
A plataforma Expresso – portal na internet, aplicativo para celulares e terminais de autoatendimento (totens) – oferece o acesso a serviços públicos do Governo de Goiás. O portal e o aplicativo já oferecem 92 serviços totalmente digitais. Até o final de 2021, a estimativa é de que o portal e o aplicativo recebem aproximadamente mais 150 serviços digitalizados.
A iniciativa tem coordenação da SGG, e foi desenvolvida por meio de ação conjunta e integrada entre as Secretarias da Administração (Sead), Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Casa Civil. O projeto faz parte da digitalização dos serviços de todas as secretarias, órgãos e autarquias do Estado. E endossa resultados que colocam Goiás como uma das gestões que mais evoluem na transformação digital.
O site é o www.expresso.go.gov.br. Já o aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativos do celular (sistemas IOS e Android).
Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)
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