Coral leva música e acolhimento a pacientes e profissionais do Hurso
Os pacientes e profissionais do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), unidade em Santa Helena de Goiás, receberam uma visita muito especial nesse fim de semana. O coral cristão ZOE, que em grego significa “vida”, cantou para todos que estavam nas enfermarias e também na entrada da UTI adulto da unidade do Governo de Goiás na região Sudoeste do Estado.
O grupo composto por jovens tem o hábito de se apresentar para pessoas internadas em asilos e unidades de saúde, mas foi a primeira vez que cantaram fora de Rio Verde, cidade de origem do coral.
Osvaldo Santos, líder do coral, ressalta que o objetivo é levar Deus, por meio da música, para quem precisa de cuidados e para quem cuida. “A nossa maior motivação vem de Cristo, que se doou em tudo que fez. A gente tenta encorajar quem está na linha de frente e também os próprios pacientes. Sentimos cansaço, misturado com muita gratidão”, reforça Osvaldo.
Uma das pacientes que se sentiu tocada pelas músicas foi a Anna Kelly Pereira de Souza, de 30 anos, internada há duas semanas, após ser atropelada. Para ela, o momento trouxe a lembrança de ter sobrevivido ao acidente. “Achei muito bom, me emocionei muito. Lembrei do livramento que Deus me deu nesse acidente, quero voltar pra minha filha”, se emocionou.
O diretor assistencial e multiprofissional do Hurso, Fabierry Camargos Junqueira, destaca que a ação é fundamental para o momento que os pacientes passam. “A Covid-19 afasta muito a questão dos acompanhantes e das visitas no hospital, e o coral muda um pouco o clima da unidade, traz alegria, espiritualidade, Deus permite que eles vivam um momento diferente”, afirma.
O coral se apresentou observando as medidas de segurança contra o coronavírus. Todos os integrantes do grupo foram equipados com itens de segurança e higienizaram as mãos.
Referência na região
Com 104 leitos – entre eles, de UTI adulto, pediátricos e 10 de Covid-19 –, o hospital é referência na região para atendimentos de ortopedia, cirurgia geral, vascular, torácica, neurocirurgia, bucomaxilofacial e neurocirurgia e atende 27 municípios do Sudoeste goiano.
Desde o final de janeiro deste ano, a unidade do Governo de Goiás em Santa Helena é administrada emergencialmente pela organização social Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE).
Facebook