Política

Charles Bento quer instituir ensino de noções básicas sobre a Constituição Federal de 1988 na rede escolar

Publicado

em


Está na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Rubens Marques, a propositura nº 779/22, de autoria do deputado Charles Bento (PRTB), cuja finalidade é instituir política estadual para promoção das noções básicas da Constituição Cidadã, de 1988, nas escolas da rede pública e privada em todo território goiano.

O objetivo da proposta é desenvolver a reflexão entre alunos e professores sobre a Constituição Federal. Entre os objetivos específicos da matéria, destacam-se o incentivo à compreensão da formação do estado democrático de direito, expandir a noção cívica dos estudantes e promover as noções básicas de funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal.

Além disso, o texto pretende estabelecer a primeira semana do mês de outubro de cada ano como a “Semana da Constituição Cidadã”, para comemorar a promulgação da Carta Magna, ocorrida em 5 de outubro de 1988.

Na justificativa da matéria, o deputado considera que fomentar o estudo da Constituição Federal irá promover o desenvolvimento de uma sociedade justa, livre, solidária e produtiva. “Com isso, busca-se impulsionar reflexões sobre os nossos direitos fundamentais, para conscientizar toda a comunidade escolar acerca da importância de respeitar, exercer e compreender os direitos constitucionais e os pilares do Estado Democrático de Direito Brasileiro, permitindo a participação ativa nas decisões políticas.” 

READ  Ministro da AGU fala sobre vacinação irregular de crianças no Brasil

Se receber aval positivo na CCJ, o texto vai para votação em duas etapas em Plenário e, se aprovado, segue para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA