Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

CCJ aprova controle populacional do javali asselvajado

Publicado

em


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou o projeto de lei protocolado com o  nº 5914/21, que versa sobre a regulamentação do controle do javali asselvajado. O objetivo é o controle populacional em Goiás, por meio de  captura e do abate, por se tratar de uma atividade ambiental e sanitária, de caráter voluntário. A matéria, de autoria do deputado Chico KGL (DEM), aguarda, na sequência, a apreciação da comissão de mértito.

Ainda conforme o texto, fica autorizada a utilização de cães no controle do javali asselvajado, sem distinção de raça específica, observadas as leis vigentes que visam assegurar o bem-estar animal, e evitar excessos e maus tratos.

KGL argumenta que o javali europeu se tornou praga no Brasil e, em Goiás, tem se alastrado de forma vigorosa. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autorizou seu controle de acordo com regras estabelecidas pela Instrução Normativa n° 03/2013 e suas alterações. “O animal exótico e nocivo destrói nascentes e cursos d’água, contamina o solo, é predador das espécies nativas e de animas de rebanho doméstico, além de ser agente transmissor de 42 doenças, algumas de grande impacto econômico, como a febre aftosa e peste suína”, reitera. 

O parlamentar ressalta ainda não haver predadores naturais para o javali, e a caça é a única forma de controle. “Estudos estimam um prejuízo de cerca de R$ 50 bilhões em caso de surto de aftosa e peste suína, transmitidas pelo javali no Brasil”, reitera.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA