Desbloqueio de CNHs suspensas agora é automático em São Paulo
O Detran-SP modificou o processo de desbloqueio da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos motoristas que tiveram o documento suspenso. A partir de agora, o sistema desbloqueia o documento automaticamente até 48h após a inclusão no sistema, pelo CFC , do certificado de conclusão do curso de reciclagem.
Até então, para recuperar a CNH , depois de cumprir o prazo de suspensão do direito de dirigir e de realizar o curso, o condutor tinha ainda que ir até o Detran-SP para entregar presencialmente o certificado. Todo o processo automatizado pode ser acompanhando no site do departamento de trânsito ou no portal do Poupatempo .
Os condutores com CNH suspensa que tiverem perdido o documento ou queiram adicionar ou mudar de categoria, após o cumprimento da penalidade e com a situação regularizada, poderão solicitar a segunda a segunda via através dos canais digitais do Poupatempo.
Suspensão
A suspensão acontece quando o motorista atinge 20 pontos ou mais de penalização na CHN , dentro do período de um ano, ou no caso de cometer alguma infração que por si só gere a suspensão, como dirigir sob o efeito de álcool ou transitar em velocidade superior a 50% da máxima permitida.
Assim que for notificado sobre a suspensão, o motorista pode apresentar uma defesa em relação às multas que constam em seu nome. Se o pedido for indeferido ou caso a defesa não seja apresentada, o motorista terá sua carteira suspensa pelo período aplicado no processo administrativo.
O condutor deve acessar o portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital para selecionar a opção e dar início ao procedimento. Depois, deverá comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFCs/autoescolas) para realização do curso e prova de reciclagem para recuperar a CNH .
Facebook