Investimento
Caiado acelera Sistema Ferroviário Estadual e trilhos da Fico chegam a Goiás
Na semana em que o governador Ronaldo Caiado apresentou um projeto de lei que regulamenta a implementação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE) em Goiás, medida que visa facilitar a exploração desse modal pela iniciativa privada, o estado deu mais um passo na expansão de sua rede ferroviária.
De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, na última quinta-feira (08), chegou a primeira remessa de trilhos que serão utilizados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no trecho entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).
Com a conclusão da Fico, Goiás terá opções mais econômicas para o transporte de cargas e escoamento de produção agrícola e mineral até os sistemas portuários, além de incentivar investimentos no estado, a multimodalidade e a interligação das ferrovias brasileiras.
O trecho de Mara Rosa a Água Boa terá 383 km de extensão e será construído com a contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da EFVM, que teve um termo aditivo assinado em dezembro de 2020. A previsão é que sejam investidos R$ 2,73 bilhões e criados 46.112 empregos, entre diretos, indiretos e com efeito-renda.
Iniciativa privada
Para impulsionar ainda mais o modal no estado, o governo de Goiás anunciou a criação do SFE. A minuta do projeto de lei foi apresentada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em um workshop. A ideia é simplificar a participação da iniciativa privada na criação de linhas férreas estaduais e atrair investimentos para Goiás, que já é a unidade federativa com mais obras ferroviárias em andamento.
De acordo com a proposta, as empresas interessadas em estabelecer uma parceria com o Estado poderão receber autorização governamental para construir os ramais, enquanto o Estado atua como facilitador, organizando e assegurando a qualidade técnica das obras.
O projeto será submetido a um período de discussão e coleta de sugestões. A versão final deverá ser apresentada à Assembleia Legislativa de Goiás e precisará ser aprovada em duas votações.
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