Política

Assembleia homenageia mulheres com a Comenda Berenice Artiaga

Publicado

em


A tarde dessa quarta-feira, 30, foi marcada pela realização da sessão solene de entrega da Comenda Berenice Artiaga, uma das mais altas honrarias da Assembleia Legislativa, para mulheres que fazem a diferença com sua força e atuação em Goiás. A sessão, resultado de propositura conjunta das deputadas Delegada Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB), foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), no plenário do Palácio Maguito VIlela. 

Além dos três parlamentares, fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, a esposa do presidente, Kamila Vieira; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, representando o governador do Estado, Ronaldo Caiado (UB); o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e a primeira-dama da Capital, Thelma Cerqueira da Cruz.

Na ocasião, Adriana Accorsi entregou a comenda para a delegada Cláudia Stoffel,  Superintendente da Polícia Judiciária, para a cantora Nirlei Maria de Almeida, a Nila Blanco, e para a professora Sandra Rodrigues Cabral.

A deputada Lêda Borges homenageou duas vereadoras: Cláudia Maria Nascimento Aguiar, de Valparaíso de Goiás, e Márcia Josefa Silva, de Trindade. Os demais parlamentares também concederam a premiação, cada um deles, para duas ou mais mulheres. A sessão solene de entrega da Comenda Berenice Artiaga é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no mês de março.

Homenagens

Ao iniciar os trabalhos da homenagem, a deputada Delegada Adriana Accorsi abriu os discursos da tarde saudando o público presente e fazendo uma breve homenagem à ex-deputada que leva o nome da honraria. “A primeira deputada estadual de Goiás, Berenice Artiaga, foi uma mulher multifacetada e à frente do seu tempo. Fico me perguntando o que ela diria se visse as mulheres ganhando, hoje, esse reconhecimento nas mais variadas áreas. Penso que ela diria “isso é ser mulher”, comemorou.

Na sequência, Adriana lembrou que, apesar das conquistas, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para viver em condições dignas na sociedade atual. “Sei que, para cada uma de nós, chegar até aqui não foi e não é fácil. Temos que enfrentar, muitas vezes, dupla e mesmo tripla jornada de trabalho. Além de sermos desvalorizadas nos mais variados contextos, há ainda o medo de sermos assediadas, violentadas e mortas. Ser mulher é uma missão de risco diário”, alertou.

Dando continuidade as homenagens, a deputada Lêda Borges ocupou a tribuna e ressaltou a necessidade de que as mulheres ocupem maiores espaços de poder e de decisão. Lêda iniciou sua fala rendendo homenagem à colega de Parlamento, Delegada Adriana Accorsi. “É a minha única companheira da Casa, de luta, de vida e de projetos”, frisou.

Em seguida, a deputada cumprimentou as autoridades presentes e suas homenageadas, que receberam a Comenda: as vereadoras de Valparaíso, Cláudia Maria Nascimento; e de Trindade, Márcia Josefa Silva; além da chefe do gabinete da Presidência da Alego, Andressa Borges Landim. 

“Tenho orgulho e gratidão de homenagear essas mulheres guerreiras e que contribuem tanto para a sociedade goiana. Gênero não define capacidade e inteligência. Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Para que haja uma mudança real e legislações mais justas é necessário entender que a mulher é essencial nesse processo, ocupando os espaços de poder e de decisão. Hoje, nós estamos homenageando mulheres que, com persistência, tenacidade e lutando contra as adversidades, se destacaram dentro das suas áreas de atuação e abriram caminhos para que outras mulheres também ocupem espaços importantes na sociedade”, afirmou Lêda Borges.

A parlamentar acrescentou que, infelizmente, as mulheres estão subrepresentadas em posições de liderança, em cargos eletivos, no serviço público, na iniciativa privada e no meio acadêmico. “Por isso, o empoderamento feminino é uma das nossas principais frentes de ação. Como mulher, mãe, avó, professora, servidora pública federal e estando deputada estadual, entre outras funções que acumulamos, costumo dizer que somos guerreiras e não desistimos de lutar. Mesmo assim, com dupla, tripla e quádrupla jornada, não perdemos a sensibilidade e não permitimos que o desânimo anule nossas iniciativas e ações. Continuamos na luta para que as mulheres sejam reconhecidas e ocupem lugares de destaque. Essa homenagem a vocês também serve como inspiração para tantas outras que buscam os seus objetivos e direitos”, enalteceu.

READ  Haddad anuncia duas mulheres para compor equipe na Fazenda

Por fim, foi a vez da delegada e superintendente da Polícia Judiciária de Goiás, Ana Cláudia Rodrigues Stoffel, falar em nome das 79 homenageadas. Ela lembrou que quando ingressou na Polícia Civil, Adriana Accorsi já era uma referência na instituição. “Foi um grande auxílio ter Adriana como um exemplo, porque a missão de ser delegado de polícia não é fácil, mas quando se quer fazer um bom trabalho, é preciso ter boas referências”, afirmou.

A superintendente disse, ainda, da diversidade de condições e profissões das homenageadas dessa tarde, o que para ela, sinaliza que as mulheres estão, verdadeiramente, desempenhando o papel que elas desejam. “Hoje estamos provando que a mulher pode e deve estar onde ela quiser”, declarou.

Ana Cláudia Stofell revelou que, muitas vezes, questionou a necessidade de um Dia da Mulher, já que acredita que “todos os dias são delas, mas que hoje enxerga a data como um momento de fôlego e de gratidão a todas, por tudo que fizeram e ainda fazem para que as mulheres conquistem seu espaço na sociedade”.

Ao final das entregas da Comenda, a deputada Adriana Accorsi, no exercício da presidência, encerrou os trabalhos agradecendo a todos os colegas parlamentares que compareceram e a todas as mulheres homenageadas.

As homenageadas:

Álvaro Guimarães (UB) – Adelícia Moura da Costa (prefeita de Israelândia); Hayzza Haytt S. A. Leite (primeira-dama de Iporá); Alessandra Emilia B. Gonçalves (primeira-dama de Joviânia); Maria José De Castro Oliveira (in memoriam) (Representada pelo esposo Dimas Gaspar de Oliviera).

Alysson Lima (Solidariedade) – Luana Cássia Miranda Ribeiro (pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG); Adriana Garcia Reis Dourado (presidente do 31° Conselho Comunitário de Segurança do Setor Jaó).

Amauri Ribeiro (Patriota) – Cleuza Terencio Santana (voluntária na cidade de Trindade e mãe do deputado); Alexandrina Gomes de Almeida (servidora da empresa All Service).

Amilton Filho (Solidariedade) – Divani Oliveira Silva (secretária de Assistência Social); Selymare Salgado Pereira Gomes (vereadora de Itumbiara).

Antônio Gomide (PT) – Cleidiane Gualberto da Silva (vereadora de Vila Boa); Viviane de Leão Duarte Specian (vereadora de Iporá).

Bruno Peixoto (MDB) -Kátia Alves Tourinho (presidente da Câmara Municipal de Goianira); Divina Aparecida Zago Sousa (prefeita de Caturaí).

Cairo Salim (Pros) –Átila Rúbia de Deus (prefeita de Buriti de Goiás); Marly David Rezende Rodrigues (prefeita de Portelândia).

Chico KGL (UB) –Ana Paula da Silva (diretora do CMEI Judith Iara Alves Augusto); Sandra Silveira (presidente de bairro e líder comunitária).

Cláudio Meirelles (PTC) – Maria Idali da Silva Bontempo (prefeita de Jussara); Maristhela Rodrigues Barbosa (vereadora de Itapirapuã).

Coronel Adailton (PRTB) – Michelle Bolba Cardoso Lima (cabo PM); Dayana Alves Vieira (3° sargento BM).

Delegada Adriana Accorsi (PT) – Ana Cláudia Rodrigues Stoffel (delegada da Superintendência da Polícia Judiciária de Goiânia); Nirlei Maria de Almeida/Nila Branco (cantora); Sandra Rodrigues Cabral (professora).

Delegado Eduardo Prado (DC) – Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins (coordenadora do curso de Ciências Jurídicas da Faculdade Universo); Marianna de Queiroz Gomes (juíza de direito da Comarca de Mozarlândia).

READ  TV Brasil homenageia Gal Costa neste sábado no Recordar é TV

Delegado Humberto Teófilo (Patriota) – Ludmyla Jordelliny de Oliveira Lopes (empresária); Sayne Silveira Lemos (empresária).

Dr. Antonio (UB) – Lilian Cibele Bueno Andrade (primeira-dama de Edéia); Karollyne Rodrigues Queiroz (primeira-dama de Mairipotaba).

Francisco Oliveira (PSDB) – Jaqueline Cordeiro de Brito dos Reis (presidente da Associação Pestalozzi de Goiânia); Ana Eliza Borges Martins (secretária municipal de Assistência Social de São Miguel do Araguaia).

Gustavo Sebba (PSDB) – Mirlley Ferreira Alves Vasconcelos (primeira-dama de São Simão); Renata Mendes de Moraes (primeira-dama de Cocalzinho de Goiás).

Helio de Sousa (PSDB) – Angel Jorge Pinto (chefe da Divisão da Transparência e Acesso à Informação da Assembleia Legislativa); Neolete Pires de Freitas (assessora adjunta de consolidação de legislação).

Henrique Arantes (MDB) – Maria do Carmo Tavares Silva (primeira-dama de Porteirão); Luzia de Sousa Espindola Siqueira (primeira-dama de Hidrolina).

Henrique Cesar (PSC) – Maria José Batista da Silva (pastora da Igreja Assembleia de Deus – Campo Campinas); Núbia Gomes de Brito Farias (coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia).

Iso Moreira (UB) – Vilma Oliveira Celis (secretária de Ação Social de Simolândia); Ruth Kenia Barbosa Batista (servidora pública).

Jefferson Rodrigues (Republicanos) – Thelma Santos Cerqueira da Cruz (primeira-dama de Goiânia); Genilva Kátia Rodrigues de Assis (prefeita de Doverlândia).

Julio Pina (PRTB) – Maria Rita Evangelista (presidente da instituição assistencial Madre Germana Dois); Salete Maria de Sousa Reis (economista).

Karlos Cabral (PDT) – Geiciane Souza Ferreira Silva (primeira-dama de Quirinópolis); Kelly Maria Marques Coutinho (secretária municipal de Saúde de Montividiu).

Lêda Borges (PSDB) –  Andressa Borges Landim (chefe de gabinete da Assembleia Legislativa); Cláudia Maria Nascimento Aguiar (vereadora de Valparaíso de Goiás).

Lissauer Vieira (PSD) – Ana Amélia Vieira Cardoso (psicóloga); Cecília Zanella Vieira (professora aposentada); Vera Susi Vieira (agropecuarista).

Lucas Calil (PSD) – Dori Mery Martins Dos Santos (vereadora de Itajá); Winny Ferreira de Morais (vereadora de Jaupaci).

Major Araújo (sem partido) – Thaise Cristiane de Abreu Prudente (professora); Elen Regina Lara Rocha Farias (musicista).

Paulo Cezar Martins (MDB) – Thawane Larissa Silva (advogada) Paulo Trabalho (UB) Jaynara Eloi de Melo Krauspenhar (empresária); Loridalva Piovezana Krauspenhar (empresária).

Rafael Gouveia (Progressistas) – Júbia Patrícia Arruda Ribeiro (farmacêutica); Márcia Lopes Veríssimo Marra (empresária).

Talles Barreto (PSDB) – Regina Célia (vice-prefeita de Aragarças); Luciene Pereira da Silva Aquino (secretária municipal de Assistência Social de Itaguari).

Thiago Albernaz (Solidariedade) – Fernanda Silveira Tavares Capuzzo (primeira-dama de Campestre de Goiás); Aline Sousa Carvalho Cintra (pós-graduada em Gestão Hospitalar pelo Albert Einstein); Flávia Cristina Rios (primeira-dama de Aragoiânia).

Tião Caroço (UB) – Caroline Marques Cichetti Koehler (primeira-dama de Formosa); Iesa Galvão Lisboa Marchesano de Freitas (presidente da APAE de Formosa).

Virmondes Cruvinel Filho (sem partido) – Grete Elisa Balz Rocha (prefeita de Perolândia); Ana Paula Lima de Oliveira Machado (prefeita de Rio Quente); Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira (secretária de Estado da Educação).

Wagner Neto (PRTB) – Margareth Mendes Caiado (liderança política na cidade de Goiás); Sandra Silva Siqueira de Castro (bispa da Igreja de Cristo Ministério Vida de Deus).

Wilde Cambão (PSD) – Cléia Maria Lira Rocha Machado (presidente da Câmara Municipal de Novo Gama); Joscilene Martins dos Santos (primeira-dama de Novo Gama); Marli Alves Lessa (primeira-dama de Cidade Ocidental).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA