Distrito Federal

As novas ferramentas para a educação remota

Publicado

em


Longe dos quadros-negros e, agora, atrás das telas, os professores têm se reinventado para dar continuidade às aulas. O desafio tem sido grande, mas a pandemia enfatizou o papel fundamental dos docentes e também ofereceu oportunidades para a mudança da educação.

Para a professora Fernanda de Lima, da Escola Classe 09 do Gama, o susto inicial da suspensão das aulas presenciais deu lugar à busca por ferramentas para aprimorar o trabalho on-line. “Eu sabia o básico, mas passei a garimpar conteúdos significativos porque há muita informação, mas nem sempre relevante. Acredito que o foco precisa ser o estudante”, explica.

Foto: Robson Dantas | SEEDF
A professora Fernanda de Lima compartilha as descobertas tecnológicas utilizadas para enriquecer as aulas remotas | Foto: Robson Dantas | SEEDF

No episódio desta semana do Podcast EducaDF, o debate é sobre as ferramentas tecnológicas gratuitas que enriquecem o trabalho do docente. Professoras da rede contam como superaram o desafio inicial das aulas mediadas por tecnologia. Confira o podcast nas plataformas de áudio.

As descobertas de Fernanda, logo se tornaram um sucesso entre os professores e ela passou a compartilhá-las por meio de tutoriais em seu instagram.

Confira algumas dicas:

READ  Seis mil denúncias por descumprimento de medidas protetivas
Ferramentas tecnológicas
Canvas “Tudo em um só lugar. Um recurso que torna tudo mais atrativo. Muitos professores não sabem, mas há uma versão com mais elementos destinada aos educadores e gratuita. É preciso apenas preencher um cadastro e comprovar que leciona.”
Inshot “Um editor de vídeos super fácil de usar.”
oCam “Ótimo para gravar videoaulas na própria tela do computador.”
Conteúdos relevantes
Sites Nova Escola, Google Acadêmico e Escola Kids.

Outros desafios

Os recursos tecnológicos já eram conhecidos da professora Vanessa Stefano, da Escola Classe 303 de São Sebastião. Trabalhando com educação a distância desde a graduação, sua maior preocupação foi a de favorecer a mediação pedagógica e, também, entre os estudantes, além de refletir sobre a construção do conhecimento. Para que todos os estudantes tenham acesso às aulas, Vanessa grava e disponibiliza os vídeos.

A pedagoga, que também é formada em psicologia, destaca a importância da continuidade das aulas, mesmo durante a pandemia. “No campo pedagógico, a continuidade permite que os estudantes vivenciem a rotina dos estudos e de aprendizagem, das relações com os colegas de sala e docente, mesmo que on-line. Já no campo emocional, a previsibilidade e a continuidade das interações possibilitam a confiança, a segurança e o amparo, tanto para estudantes, quanto para familiares”, destaca.

READ  Descartada falta de oxigênio no DF

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA