Gestão

Articulação de Caiado impede reajuste na tarifa do transporte do Entorno do DF

Publicado

em

Governador busca apoio do Governo Federal para projeto de gestão compartilhada do transporte coletivo na região

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, articulou a suspensão no reajuste da tarifa do transporte coletivo do Entorno do Distrito Federal (DF) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caiado apresentou ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um projeto para criação do novo modelo de gestão compartilhada do transporte coletivo, com passagens parcialmente subsidiadas pelo Poder Público.

De acordo com o projeto, o sistema deve ser gerido de forma conjunta pelos governos de Goiás, Distrito Federal e União. A ideia é implementar um modelo semelhante ao existente na Região Metropolitana de Goiânia, em que Estado e municípios dividem parte do custo da passagem.

A criação da Região Metropolitana do Entorno do DF (RME) foi sancionada pelo governador, em janeiro, e uma comissão foi criada para calcular a chamada “tarifa técnica”, na qual se aplica o subsídio, e, consequentemente, o preço final pago pelo usuário. A medida deve beneficiar mais de 175 mil pessoas.

O governador Caiado confirmou a primeira reunião da equipe técnica para a semana seguinte, que vai trabalhar nos cálculos. A governadora em exercício do DF, Celina Leão, manifestou apoio ao projeto, e a demanda já havia sido apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião com os governadores, em janeiro.

Com a suspensão do reajuste na tarifa, o governador Caiado ressaltou a importância de não atacar o bolso do cidadão, que já é muito penalizado. O ministro Alexandre Padilha se comprometeu a brigar para segurar o reajuste e buscar a melhor solução.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA