Política

Aprovado em definitivo projeto que proíbe corte de energia de pessoas enfermas

Publicado

em


De autoria do deputado Amauri Ribeiro (União Brasil), foi aprovado em segunda votação, com 21 votos favoráveis, o projeto de lei nº 3618/19, que proíbe que a concessionária de energia elétrica faça o corte de fornecimento na unidade consumidora habitada por cidadão enfermo, cujo tratamento requeira o uso de equipamentos elétricos de forma contínua. Foram apensados à propositura os projetos n° 3932/19, de autoria do deputado Alysson Lima (PSB) e n° 7007/19, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). No placar eletrônico houve 21 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Para ter direito ao benefício, o consumidor interessado deverá apresentar um relatório médico à concessionária, o qual terá validade de 90 dias, constando uma série de dados que comprovem a necessidade do benefício. 

De acordo com a justificativa, a propositura visa assegurar o acesso do consumidor ao serviço de energia elétrica, de forma contínua e sem interrupção, mesmo que por falta de pagamento, nos casos em que haja a comprovada necessidade da energia para tratamento de saúde.

READ  Proposta que fixa prazo de vida útil para veículos de transporte escolar é vetado integralmente

‘‘Esta medida não visa, de forma alguma, estimular a inadimplência do consumidor, mas sim garantir o bem jurídico mais valioso, que é a vida. A dignidade da pessoa humana é um fundamento basilar da República Federativa do Brasil, tutelado no art 1°, inciso 111 da Carta Magna’’, anota a justificativa da matéria.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA